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Rodrigo Mattos

COI pede dicas à Fifa sobre venda de ingressos para Jogos

rodrigomattos

20/07/2013 06h01

( Para seguir o blog no Twitter: @_rodrigomattos_ )

A Fifa e o COI (Comitê Olímpico Internacional) têm trocado informações sobre a estratégia de venda de ingressos para as duas principais competições esportivas do planeta: a Copa do Mundo e a Olimpíada. A intenção é identificar problemas comuns aos dois eventos e, assim, encontrar soluções para essas questões.

Esse tipo de intercâmbio de informação terá efeito direto no Brasil, que é sede das próximas edições do Mundial e dos Jogos. Nos dois casos, os bilhetes são uma das áreas mais sensíveis para os organizadores. Como o campeonato de futebol ocorrerá antes, a iniciativa de pedir encontros para discutir o assunto partiu do COI.

Uma das questões levantadas referem-se às entradas dadas às associações nacionais olímpicas e de futebol. Em ambos os casos, foram encontrados desvios em que bilhetes distribuídos aos filiados foram parar no mercado ilegal nas mãos de cambistas. Houve um escândalo desse tipo nos Jogos de Londres, quando comitês olímpicos nacionais foram pegos negociando ilegalmente os ingressos.

A Fifa também tinham enfrentado o mesmo problema, inclusive com o envolvimento de cartolas da sua alta cúpula. Por isso, desde o Mundial da Africa do Sul, a entidade não simplesmente dá a cota de ingressos às associações nacionais. Em conjunto com o filiado, é criado um sistema em um site paralelo para a negociação dos bilhetes. O COI está interessado neste tipo de prática.

Outro ponto em comum são os ingressos para patrocinadores. Ambas as entidades reservam bilhetes aos seus parceiros comerciais que devem devolvê-los caso não tenham a intenção de utiliza-los. Foram esses assentos que apareceram vazios em provas iniciais de modalidades importantes na Olimpíada de 2012, como a ginástica artística. Isso causou grande repercussão em Londres porque não havia mais bilhetes à venda. O COI quer evitar esse tipo de vexame novamente

Uma das práticas da Fifa é exigir que os patrocinadores avisem cerca de seis meses antes do Mundial se vão, de fato, comprar suas cotas de ingressos. Caso isso não ocorra, eles podem ir para o sistema geral de comercialização. O COI também tem esse procedimento, mas teve de recuperar bilhetes para revendê-los com a Olimpíada em curso. Mais uma vez, a Copa do Mundo servirá de cobaia para a organização dos Jogos no Brasil.

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.