Topo

Rodrigo Mattos

Corinthians discute com prefeitura uso de painel do Itaquerão

rodrigomattos

07/08/2013 06h00

( Para seguir o blog no Twitter: @_rodrigomattos_ )

Uma painel de led de 170m por 20m domina a entrada do setor leste das arquibancadas do Itaquerão. É capaz de inúmeras combinações de cores, letreiros, imagens  e propagandas. Mas o seu uso depende de um acordo com a prefeitura de São Paulo.

Explica-se: esse painel fere a lei cidade limpa que limita o tamanho de publicidade em fachadas de estabelecimentos comerciais. Até porque essa lado do estádio está próximo à rua, de onde é possível ver o telão, apesar da existência de um muro e uma cerca antes de se chegar efetivamente ao estádio.

Por isso, o Corinthians negocia com o município de São paulo para saber o que poderá fazer no local. A ideia é utiliza-lo para comunicados e imagens patrocinados por empresas associadas ao estádio, o que gera uma propriedade e uma receita extra para o clube.

O painel foi feito pela empresa de iluminação Osram, que o doou ao Corinthians em troca de publicidade. Já foi testado com imagens de jogos de futebol.

Do outro lado, no setor oeste e vip do Itaquerão, já está sendo colocado um vidro recurvado que terá o símbolo do Corinthians. Neste caso, não há problema porque essa fachada é virada para um enorme estacionamento do estádio cercado por um vale. Ou seja, não é possível vê-lo de fora do terreno, o que torna desnecessária uma negociação com a prefeitura paulistana.

A mesma questão foi enfrentada pelo Palmeiras no anúncio dos direitos sobre nome do seu estádio: Allianz Park. A intenção, no caso palestrino, é usar um vidro à frente da marca para demonstrar que não há propaganda na fachada externa.

Com Gustavo Franceschini

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.