Topo

Rodrigo Mattos

Acabou a ilusão: Brasil tem time, mas não é um timaço

rodrigomattos

14/08/2013 18h05

( Para seguir o blog no Twitter: @_rodrigomattos_ )

Antes da Copa das Confederações, a seleção era tratada quase como um time de várzea, sem possibilidades de aspiração ao título da Copa-2014. Após a competição, com o triunfo sobre a Espanha, passou a ser considerada favorita à conquista do Mundo. A verdade não parece estar nem tanto ao sul, nem tanto ao norte como se demostrou no amistoso diante da Suíça.

É certo que a partida confirmou que o técnico Luis Felipe Scolari achou um time durante o torneio no Brasil. Essa formação tem um jeito de jogar definido, e eficaz em determinadas situações. Mas, em circunstâncias desfavoráveis, a equipe tem dificuldade de se impor e é dominada por adversários.

Foi o caso da derrota para os suíços que tirou a invencibilidade de 11 jogos com o técnico Luiz Felipe Scolari. Com uma equipe bem montada, e jogadores bons em vários setores, os donos da casa foram superiores aos brasileiros na maior parte do tempo.

Ao final, os suíços tiveram o dobro de finalizações, 16 contra 8. Isso apesar de o Brasil ter mais posse de bola, com 371 passes, contra 320. De uma certa forma, a Suíça fez com a seleção o que a formação brasileira tinha feito à Espanha. Ou seja, desta vez, foram os europeus que tiveram menos a bola, mas foram mais agressivos no ataque.

Até que a seleção envolveu a Suíça no início do jogo com triangulações de Oscar, Neymar e Hulk. Mas não conseguia as conclusões incisivas dos meias suíços, principalmente Shaquiri. Jefferson teve bem mais trabalho do que Benaglio.

Digno de nota no primeiro tempo só o típico nhenhenhém de jogadores brasileiros. Armaram uma confusão com uma entrada de Neymar sobre Lichsteiner, e depois ficaram reclamando de um pênalti duvidoso sobre o atacante por causa de um suposto agarrão de um suíço. Isso levou a torcida a vaiar o atacante brasileiro até o final do jogo, visto que os europeus são bem menos tolerantes com esse tipo de atitude em campo.

A seleção voltou pior para o segundo tempo, e ainda viu Daniel Alves dar azar na testada em que fez o gol suíço. Pior foi a falta de conclusões a gol na maior parte do tempo depois do intervalo. Um time bem menos incisivo do que o trator que passou por cima da Espanha no Maracanã.

Houve desculpas dos brasileiros sobre desgaste físico por conta da pré-temporada, mas a Suíça também tem jogadores que voltaram de férias recentemente. Talvez, a principal diferença em relação à Copa das Confederações seja a ausência do fator casa em que o time brasileiros contava com o apoio de torcedores.

De saldo final, o Brasil está longe de ser o timaço, favorito, pintado pelos otimistas em junho. É um bom time, que pode se aprimorar, e que vai ter de se esforçar bastante para ganhar a Copa no próximo ano.

 

 

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.