São Paulo tenta combater crise com ações de marketing
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Pouco antes do jogo contra o Atlético-PR, as crianças mascotes são-paulinas pulavam antes de entrar em campo: gritavam "Eu acredito". A equipe de comunicação do clube filmava a cena. O comportamento era incomum para os pequenos torcedores que costumam entrar quietos no campo, mas, desta vez, eram estimulados pelo staff do clube.
A atitude faz parte de uma nova estratégia de marketing traçada pela diretoria do São Paulo para tentar reaproximar a torcida do time em meio à crise que o deixou na zona de rebaixamento do Brasileiro. Uma das primeiras iniciativas foi abaixar o preço dos ingressos para todo o Brasileiro. Há outras já em elaboração que o clube guarda para serem divulgadas no futuro.
Essas ações têm o dedo do novo diretor de comunicação são-paulino, Bruno Caetano. Ex-secretário de comunicação do Estado de São Paulo, no governo José Serra, ele já era sócio do clube e foi chamado para exercer o cargo há dez dias.
Seu perfil é similar ao de Gustavo de Oliveira, novo gerente de futebol. É jovem, tem ligação com o clube e uma carreira profissional consolidada fora dele. Mas não é remunerado.
Com ele, o São Paulo tem monitorado nas redes sociais a insatisfação do torcedor com o time. Esse tipo de acompanhamento já era feito anteriormente, mas agora a diretoria passa a tentar dar uma resposta aos são-paulinos com iniciativas como os preços baixos, que tiveram boa aceitação do público.
Na visão dos cartolas do clube, a irritação dos torcedores com a diretoria têm relação apenas com a má fase em campo. Quando o time voltar a ganhar, a insatisfação da torcida vai passar na avaliação deles. Para os cartolas, não há preocupação com a política do clube e a gestão do presidente Juvenal Juvêncio.
Mesmo assim, a diretoria compreendeu que há um descontentamento da maior parte dos são-paulino com o momento atual. Por isso é importante se comunicar melhor com eles e agradá-los. Mas um exemplo do que pode acontecer foi a ação de marketing, no intervalo do jogo com o Atlético-PR, em que foram distribuídas camisas a torcedores do interior. Quando foi anunciado o nome do vice-social, Roberto Natel, para entregar um dos presentes, houve vaias gerais.
Com Guilherme Palenzuela
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