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Rodrigo Mattos

São Paulo tenta combater crise com ações de marketing

rodrigomattos

16/08/2013 06h00

( Para seguir o blog no Twitter: @_rodrigomattos_ )

Pouco antes do jogo contra o Atlético-PR, as crianças mascotes são-paulinas pulavam antes de entrar em campo: gritavam "Eu acredito". A equipe de comunicação do clube filmava a cena. O comportamento era incomum para os pequenos torcedores que costumam entrar quietos no campo, mas, desta vez, eram estimulados pelo staff do clube.

A atitude faz parte de uma nova estratégia de marketing traçada pela diretoria do São Paulo para tentar reaproximar a torcida do time em meio à crise que o deixou na zona de rebaixamento do Brasileiro. Uma das primeiras iniciativas foi abaixar o preço dos ingressos para todo o Brasileiro. Há outras já em elaboração que o clube guarda para serem divulgadas no futuro.

Essas ações têm o dedo do novo diretor de comunicação são-paulino, Bruno Caetano. Ex-secretário de comunicação do Estado de São Paulo, no governo José Serra, ele já era sócio do clube e foi chamado para exercer o cargo há dez dias.

Seu perfil é similar ao de Gustavo de Oliveira, novo gerente de futebol. É jovem, tem ligação com o clube e uma carreira profissional consolidada fora dele. Mas não é remunerado.

Com ele, o São Paulo tem monitorado nas redes sociais a insatisfação do torcedor com o time. Esse tipo de acompanhamento já era feito anteriormente, mas agora a diretoria passa a tentar dar uma resposta aos são-paulinos com iniciativas como os preços baixos, que tiveram boa aceitação do público.

Na visão dos cartolas do clube, a irritação dos torcedores com a diretoria têm relação apenas com a má fase em campo. Quando o time voltar a ganhar, a insatisfação da torcida vai passar na avaliação deles. Para os cartolas, não há preocupação com a política do clube e a gestão do presidente Juvenal Juvêncio.

Mesmo assim, a diretoria compreendeu que há um descontentamento da maior parte dos são-paulino com o momento atual. Por isso é importante se comunicar melhor com eles e agradá-los. Mas um exemplo do que pode acontecer foi a ação de marketing, no intervalo do jogo com o Atlético-PR, em que foram distribuídas camisas a torcedores do interior. Quando foi anunciado o nome do vice-social, Roberto Natel, para entregar um dos presentes, houve vaias gerais.

Com Guilherme Palenzuela

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.