Topo

Rodrigo Mattos

São Paulo vê atletas abalados com recorde de jogos na zona de degola

rodrigomattos

18/08/2013 06h00

( Para seguir o blog no Twitter: @_rodrigomattos_ )

Desacostumados com situações de crise, os jogadores do São Paulo estão estranhando o fato de terem uma permanência inédita na zona de rebaixamento. A avaliação é de dirigentes são-paulinos. Na opinião deles, o principal trabalho do técnico Paulo Autuori será recuperar a parte psicológica desses atletas.

Cartolas longevos no clube dizem nunca ter vivenciado uma crise de tais proporções na equipe do Morumbi. A ponto de até aqueles que minimizavam a situação, no início, já terem mudado de postura e estarem preocupados com a campanha. Para os dirigentes, é um cenário totalmente atípico no clube até para eles.

Ao ouvir o diagnóstico, o blog foi fazer um levantamento no histórico que comprova que o São Paulo vive uma situação inédita desde que começou o Brasileiro de pontos corridos.

O time do Morumbi já bateu seu recorde de rodadas na zona de rebaixamento em uma edição do campeonato desde 2003. Foram seis rodadas até agora, e em sequência. Haverá uma sétima já que o time não sai da degola mesmo que vença o Flamengo, neste domingo.

Em 2005, a equipe passou cinco rodadas na zona da degola na campanha em que esteve mais focada na disputa do Mundial no final do ano. Isso ocorreu no início do segundo turno e não foram jogos contínuos entre os quatro últimos.

Em outros campeonatos, o São Paulo só esteve entre os rebaixados nas primeiras rodadas. No campeonato de 2008, o time ficou dois jogos nas últimas posições, mas foi até a quarta partida.

Preocupados com a situação nova, os dirigentes são-paulinos buscam de forma desesperada reforços, mas não acreditam que o seu elenco está muito abaixo de outros grandes times brasileiros. Ainda ressaltam o fato de os jogadores terem estrutura e uma preparação adequada para terem um bom desempenho. O abalo psicológico dos atletas é o que emperra um melhor rendimento, na visão dos cartolas.

 

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.