CBF planeja jogos no início de janeiro em 2014, sem pré-temporada
( Para seguir o blog no Twitter: @_rodrigomattos_ )
Por conta do aperto gerado pela Copa-2014, o plano da CBF é de começar a temporada do futebol brasileiro no início de janeiro com os Estaduais. Isso significará acabar com a pré-temporada de preparação para os times, que é essencial para os jogadores adquirirem forma física e técnica após as férias.
Para se ter uma ideia, em 2013, as primeiras partidas de Estaduais aconteceram no dia 20 de janeiro, ou seja, na terceira semana do mês. A pré-temporada teve 17 dias, o que já é um período curto em comparação com a Europa.
Mas o blog ouviu de duas fontes ligadas à CBF que o calendário em elaboração vai prever os primeiros jogos de Estaduais em uma data entre 5 (domingo) e 8 (quarta-feira) de janeiro. Essa seria a forma de acomodar todas as datas das competições regionais, mais Libertadores e Brasileiro antes do recesso do Mundial.
O período da Copa, incluindo preparação, começa no final de maio, já que a partida de abertura está marcada para 12 de junho. E a final será em 13 de julho, o que ocupa entre 45 e 50 dias da temporada nacional.
Além de acabar com a pré-temporada, o calendário a partir do início de janeiro traz outro problema porque o Nacional de 2013 só acaba em 8 de dezembro. Ou seja, não haveria tempo sequer para os jogadores gozarem dos 30 dias de férias regulares, quanto mais se prepararem para voltar a jogar.
Representantes de sindicatos de jogadores também tiveram informação sobre esse início antecipado da temporada e estão preocupados com os direitos dos atletas, e com a sua saúde já que não poderão se preparar para os jogos. Há a possibilidade de fragmentar o período de descanso deles.
O calendário da CBF para 2014 está em fase final de elaboração: já existe um cronograma montado pelo departamento técnico. Mas faltam as aprovações da cúpula da entidade, composta pelo presidente José Maria Marin e pelo vice Marco Polo Del Nero. O documento costuma ser divulgado em outubro.
Oficialmente, a confederação não fala sobre o assunto.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.