Topo

Rodrigo Mattos

COB irrita-se com governo federal por atrasos de verbas olímpicas

rodrigomattos

11/09/2013 14h14

( Para seguir o blog no Twitter: @_rodrigomattos_ )

A diretoria do COB (Comitê Olímpico Brasileiro) está irritada com o atraso de verbas federais para o esporte olímpico, no chamado Plano Medalha. Segundo executivo do comitê ouvido pelo blog, não houve nenhuma liberação de dinheiro até agora de bolsas pódio ou de recursos de estatais para o esporte olímpico.

Informações do COB são de que há falta de dinheiro em caixa em algumas confederações olímpicas. Isso porque algumas delas, com as promessas de recursos por chegar, estabeleceram programas caros com técnicos e agora penam para cobrir os custos.

Há uma compensação porque confederações receberam, em 2013,  cerca de R$ 56 milhões em receitas de convênios firmados pelo Ministério do Esporte também para investimento em esporte.

O ponto de reclamação do COB, nos bastidores, é que a presidente Dilma Roussef apresentou o plano medalha há um ano, pouco depois da Olimpíada de Londres-2012. Todo o projeto se centrava nos atletas escolhidos para fazer parte da bolsa pódio, escolhidos com base em rankings mundiais, pois eles também serão agraciados com viagens e uma preparação especial.

Mas só agora, em agosto, começaram a sair os primeiros nomes dos esportistas incluídos nesse benefício do governo federal, e foram os paraolímpicos, primeiro. Quem passou a ter novos apoios do governo federal por meio de estatal, como BNDES, também ainda não viu a cor do dinheiro.

A reclamação do COB é porque faltam menos de três anos para a realização dos Jogos do Rio-2016. Ou seja, o tempo é extremamente escasso para incrementar a preparação dos atletas, visto que a formação deles já está comprometida. O Reino Unido, por exemplo, teve um plano bem mais longevo para ter sucesso esportivo em Londres-2012.

A relação conturbada entre o comitê olímpico e o governo federal é antiga, embora oficialmente as troca de farpas sejam raras. O Ministério do Esporte costuma reclamar da falta de resultados, e o COB, das dificuldades para liberar verbas para confederações. Além disso, há problemas de prestação de contas que levaram o comitê a desistir de reivindicar recursos federais para si. Quem o faz são as confederações.

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.