Topo

Rodrigo Mattos

Fifa negocia com TVs para fazer Copa do Qatar em novembro

rodrigomattos

11/09/2013 06h00

( Para seguir o blog no Twitter: @_rodrigomattos_ )

A Fifa já negocia com televisões parceiras a realização da Copa do Mundo do Qatar-2022 fora do período de junho e julho. Essas conversas já aconteciam antes mesmo das declarações do presidente da federação internacional, Joseph Blatter, de que oficializará o processo para mudar o Mundial. Por falta de opções, até agora o mês pensado para realização da competição é novembro, segundo apurou o blog.

Após conceder a Copa ao país do Oriente Médio, a cúpula da entidade máxima do futebol chegou a conclusão de que não será possível realizar a competição no verão do Qatar, que tem temperaturas entre 30 e 45 graus celsius. A opção então passou a ser mudar todo o calendário de 2022 e transferir a competição para o inverno.

Maiores financiadores da Copa, as tvs se mostraram extremamente contrariadas com a ideia de alteração de data. Explica-se: já há um cronograma de eventos esportivos na pauta durante a temporada. E é mais difícil vender o Mundial no final ou no início do ano. Por isso, as televisões são o maior empecilho para a alteração na data do Mundial.

Também terá de haver negociação com os clubes, principalmente europeus, pelas mudanças de calendários. E outra conversa acontecerá com patrocinadores. Afinal, já existem contratos firmados para a Copa.

Apesar da preferência pelo inverno, a Fifa já descartou realizar o Mundial no período em que há o Natal e o ano novo. Outro empecilho é que grupos de televisão americanos reclamam que a competição não pode coincidir com o Superbowl, maior evento da temporada norte-americana, que ocorre em janeiro ou fevereiro. Como são uma das principais fontes de renda da Copa, terão de ser ouvidos.

Uma opção que sobra é novembro, quando não seria atrapalhado o período de feriados, nem outros eventos esportivos. Neste mês, que está fora do inverno, o Qatar tem temperaturas entre 21 e 30 graus celsius, em média, o que torna viável a realização da Copa.

A Fifa iniciará os estudos mais elaborados para a mudança do Mundial a partir do mês que vem, no encontro de outubro do Comitê Executivo da Fifa. Mas o processo será demorado porque negociações e avaliações detalhadas terão de ser feitas sobre o assunto.

Após suas declarações sobre o Qatar, Blatter fugiu de perguntas sobre a mudança da Copa durante o congresso do COI (Comitê Olímpico Internacional) em Buenos Aires. Apenas negou que tenha dito que foi um engano dar o Mundial ao país árabe.

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.