Topo

Rodrigo Mattos

Fla dá pouco tempo a Jayme, e já estuda Ney Franco como opção

rodrigomattos

25/09/2013 06h00

( Para seguir o blog no Twitter: @_rodrigomattos_ )

Apesar do discurso de confiança da cúpula do clube, Jayme de Almeida só permanece como técnico do Flamengo se obtiver bons resultados nos jogos desta semana, principalmente o clássico contra o Botafogo pela Copa do Brasil, nesta quarta-feira. Em caso de fracasso, é certo que a diretoria do clube fará nova investida no mercado. A opção discutida na Gávea é Ney Franco, atual treinador do Vitória.

Após a saída de Mano Menezes, na semana passada, o presidente rubro-negro, Eduardo Bandeira de Mello, chegou a garantir a continuidade de Jayme. Mas, por duas vezes, a diretoria tentou a contratação de Abel Braga e recebeu negativas.

Com isso, na segunda-feira, houve uma nova reunião da cúpula do clube para decidir o que fazer, ainda mais com o empate com o lanterna Náutico. Tomou-se a decisão de manter Jayme e interromper por alguns dias a procura por um novo treinador. Só que essa posição vale até a partida contra o Botafogo. E pode se prolonga pelo menos até o jogo com o Criciúma, depende do que acontecer nesta quarta-feira.

Há um consenso entre os cartolas rubro-negros de que, sem resultados convincentes nestes jogos, não é possível mantê-lo no comando do time. Neste caso, surge o nome de Ney Franco. O treinador já é discutido dentro da diretoria.

Ney Franco teve passagem pelo Flamengo em 2006 e 2007 quando conquistou os títulos da Copa do Brasil e do Campeonato Estadual. Mas foi demitido justamente por uma má campanha no Brasileiro.

A questão é que Ney Franco já recusou ofertas para não quebrar contratos com seus clubes. E assumiu o Vitória há menos de um mês, após a demissão de Caio Júnior.

Nada que impeça um convite visto que a diretoria do Flamengo está extremamente preocupada com a ameaça de rebaixamento no Brasileiro. Os péssimos resultados não põem em dúvida só o treinador, mas também o diretor de futebol Paulo Pelaipe. Cartolas rubro-negros classificam como muito forte a pressão sobre ele.

A avaliação é que, considerados resultados e contratações, ele errou na maior parte de suas decisões. O que o sustenta são defensores dele dentro da diretoria e uma opinião de que uma demissão neste momento poderia aumentar ainda mais a crise do time.

OBS: Após a publicação deste post, antes do jogo com o Botafogo, a diretoria do Flamengo efetivou Jayme até o final do ano. Essa informação indica que a diretoria terá mais paciência com o técnico do que o publicado no post. Mas, apesar de efetivo, ele terá de obter bons resultados para se manter no cargo até o final do ano.

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.