Cruzeiro faz melhor campanha da história dos pontos corridos
( Para seguir o blog no Twitter: @_rodrigomattos_ )
O Cruzeiro atual é o time mais eficiente da história do Brasileiro de pontos corridos. Isso se for considerado o histórico até a 26a rodada do campeonato. Se mantiver esse desempenho, o time mineiro vai ser confirmado como a melhor equipe da competição desde 2003, quando foi implantada a fórmula de todos contra todos.
Ao final da rodada do final de semana, a equipe mineira acumulou 59 pontos, com um saldo de gols de 37. Nenhuma equipe até agora chegou a esse patamar de pontos e a essa diferença entre tentos marcados e tomados, segundo levantamento feito pelo blog.
Em relação a pontos, quem mais se aproximou foi o São Paulo, com 57 pontos em 2007, dois a menos do que o time cruzeirense na atual campanha. Em seguida, está o Fluminense do ano passado, com 56 pontos.
Mas não é só o número de pontos que torna o Cruzeiro superior a todas as outras formação anteriores em 12 anos de pontos corridos. A equipe também acumula o maior saldo de gols em todas as edições do campeonato nesta fórmula até esta rodada. São 37 tentos de saldo, contra 32 do mesmo São Paulo no ano de 2007.
É que aquela equipe são-paulina teve a melhor defesa da competição. Mas o time cruzeirense deste ano tem o terceiro melhor ataque na história contabilizado até a 26a rodada, com 58 gols. Foi superado pelo próprio Cruzeiro em 2007 e o Santos em 2004. A questão é que a equipe mineira de 2013 tem também uma boa defesa, com apenas 21 gols sofridos.
Mais do que isso, o aproveitamento do time atual celeste é de 76% dos pontos. É superior a todos os outros campeões em campanhas nos pontos corridos. Até agora, o recorde é do próprio Cruzeiro, em 2003, com a obtenção de 72,4% dos pontos.
Aquele time fez 100 pontos porque havia mais participantes, um total de 24. Com o desempenho atual, o Cruzeiro somará 86 ou 87 pontos ao final do campeonato, número inédito com 20 times no Brasileiro.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.