Topo

Rodrigo Mattos

Supertécnicos fracassam no Brasileiro e ficam longe do título

rodrigomattos

17/10/2013 06h33

( Para seguir o blog no Twitter: @_rodrigomattos)

A partida entre Cruzeiro e Fluminense foi simbólica do que tem ocorrido neste Brasileiro em relação aos técnicos. Líder disparado, o Cruzeiro é comandado por Marcelo Oliveira, que não tem nenhum título nacional ou internacional na carreira. Na disputa para evitar o rebaixamento, o Fluminense tem em seu banco Vanderlei Luxemburgo, dono de troféus do Brasileiro e passagem pela seleção. Deu o time celeste.

Um retrato do fracasso que assola os supertécnicos neste Nacional. O blog classificou como treinadores de renome aqueles que têm os maiores salários (em torno de R$ 500 mil), já tiveram passagem ou foram cotados pela seleção ou acumularam conquistas. Foram cinco neste campeonato: Muricy Ramalho, Abel Braga, Mano Menezes, Vanderlei Luxemburgo e Tite. Apenas o primeiro se salva com desempenho de razoável para bom, e venceu na quarta-feira.

Nenhum deles está entre os de melhores aproveitamentos do campeonato. Pelo contrário, têm brigado para não cair à Série B.

Somadas suas passagens por Grêmio e Fluminense, Luxemburgo acumulou 34 pontos em 25 jogos, um aproveitamento que o deixaria na 10a posição no Nacional. Pior é o caso de seu antecessor Abel Braga que obteve apenas 33,3% dos pontos no Tricolor carioca, números de rebaixado.

Ex-ténico da seleção, Mano Menezes também decepcionou no Flamengo: somou apenas 41,2% dos pontos. Não por acaso sempre se manteve pouco à frente da zona de degola. Um pouco inferior ao seu colega Tite, no Corintihans. Campeão Mundial e da Libertadores, ele tem 42,5% dos pontos com o Corinthians, que perdeu do Grêmio nesta rodada.

O único que ainda tem um desempenho de razoável para bom é Muricy Ramalho. Tetracampeão brasileiro, ele obteve 55,5% dos pontos nas passagens por Santos e São Paulo, onde está melhor. Seus números o deixariam em quinto no Nacional, ainda fora da zona de Libertadores.

Entre os técnicos com melhor atuação, estão nomes sem grandes conquistas, casos de Jayme de Almeida (66,6%), Vágner Mancini (66,6%), Renato Gaúcho (61,1%) e o próprio Marcelo Oliveira (70%). Quem tem carreira mais consistente é Oswaldo de Oliveira (58%), mas ainda é um técnico sem o status dos outros cinco.

Os treinadores de Atlético-PR, Grêmio, Cruzeiro e Botafogo conquistariam a vaga na Libertadores caso o campeonato acabasse nesta rodada, uma realidade longínqua para os supertécnicos neste Nacional.

 

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.