Topo

Rodrigo Mattos

Como ministro, Aldo Rebelo tem agenda de candidato em SP

rodrigomattos

18/10/2013 06h00

( Para seguir o blog no Twitter: @_rodrigomattos)

Com um projeto político em São Paulo, o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, realiza uma agenda típica de campanha no Estado. Detalhe: todas as viagens foram feitas com verba pública da pasta esportiva.

No início da semana, o PCdoB lançou o ministro como pré-candidato ao governo de São Paulo. Ele aceitou. Mas, na noite de quinta-feira, divulgou ter desistido do projeto por pedido da presidente Dilma para continuar como ministro em 2014, ano da Copa do Mundo. Mas ficou claro seu programa para construir a imagem politicamente no Estado.

É o que tem feito à frente no ministério. Levantamento do blog mostra que 38% dos compromissos públicos do ministro em 2013 foram em terras paulistas. No total, ele esteve em 45 eventos em São Paulo, de um total de 118. Fez questão de rodar por 16 municípios do Estado, entre o interior, litoral, ABC e capital.

A assessoria do ministério rebateu: disse que o ministro tem uma agenda nacional e que esteve em 46 cidades brasileiras, em 12 Estados, em 2013. Segundo a pasta, são viagens relacionadas às atividades do ministério. Ainda ressaltou que ele tem residência em São Paulo.

Mas nenhum outro Estado foi tão visitado pelo ministro. O Rio de Janeiro, sede da Olimpíada-2016, da final da Copa das Confederações, da final da Copa-2014 e de reuniões com a Fifa e COI, recebeu o ministro apenas 13 vezes, menos de um terço do que São Paulo.

Entre os compromissos de Rebelo em cidades paulistas estão inspeções técnicas ou inaugurações de instalações esportivas e de estádios menores, entrevistas e reuniões com políticos. Ou seja, uma agenda típica de candidato.

Pouco antes de anunciar sua pré-candidatura, em outubro, o ministro fez um tour por Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema e Mauá para anunciar investimentos em instalações esportivas. O Estádio Anacleto Campanella, em São Caetano, por sinal, foi visitado duas vezes em um ano pelo ministro. Há outros 70 locais candidatos a CT da Copa-2014 na lista da Fifa, a maioria sem ter recebido Rebelo.

Em Itu, o ministro foi para inspecionar o Estádio Novelli Jr. e reinaugurar um kartódromo. Além das cidades já descritas, Rebelo esteve em Limeira, Campinas, Botucatu, Piracicaba, Jundiaí, Santos, Guarujá, São José do Rio Preto e São José dos Campos.

Chamam a atenção, por exemplo, suas idas a Jundiaí e a Piracicaba, no dia 16 de março. A agenda do ministro simplesmente descreve a atividade como visita aos dois municípios, sem explicar o motivo. Questionada, a assessoria do ministério também não deu justificativa para essa viagem.

"As viagens realizadas pelo ministro estão relacionadas às atividades do Ministério do Esporte, como a preparação do País para a Copa do Mundo e para os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos e o desenvolvimento das políticas públicas do esporte", alegou a assessoria do ministério.

A assessoria da pasta informou que ele só recebe diárias quando cumpre agendas oficiais, o que inclui atividades em feriados e fins de semana. Todas essas visitas a municípios paulistas estão na agenda oficial do ministro, que as fez, portanto, com despesas pagas pelo governo federal, principalmente passagens de Brasília.

Também estão registradas na agenda oficial do ministro seis entrevistas a televisões em São Paulo, capital.   A assessoria do ministério informou o nome de mais de 100 órgãos de comunicação pelos quais ele foi entrevistado. Não informou porque nenhuma dessas foi registrada na agenda oficial e, portanto, justificou uma viagem a terras paulistanas.

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.