Topo

Rodrigo Mattos

Sem Neymar, Santos é quase ignorado pela Globo

rodrigomattos

27/10/2013 06h00

( Para seguir o blog no Twitter: @_rodrigomattos_ )

Apesar de enfrentar o Corinthians, o Santos, mais uma vez, ficará fora da TV Aberta para a capital paulista no domingo. O jogo só será transmitido para a Baixada Santista. Desde a saída de Neymar, o time santista vai ter aparecido quatro vezes na tela da emissora para a capital até a 34a rodada. Pouco para um ano em que poderia aumentar sua exibição pela ausência do Palmeiras, na Série B.

Tradicionalmente, a Globo usa poucos jogos do Santos. Mas transmitiu a estreia, diante do Flamengo, porque era a despedida de Neymar. Só que, desde então, passou dois clássicos, São Paulo e Corinthians, e uma partida com o Cruzeiro. Haverá outro jogo, diante do time celeste, na próxima rodada. Ou seja, em voo solo, serão só dois jogos santistas em quase dois turnos.

Em compensação, terá exibido 16 confrontos do Corinthians para a capital e a maior parte do Estado, além de outras praças pelo Brasil. E também transmitirá 14 partidas do São Paulo no mesmo critério. Houve ainda um domingo ocupado pela seleção brasileira.

A exposição na TV Aberta tem um impacto direto na negociação de contratos de patrocínios, principalmente para a camisa. Mas a diretoria santista não está preocupada pois entende que não houve um impacto grande com seus parceiros comerciais, e está otimista com as renovações contratuais.

"Até agora, não sentimos a diferença (da saída do Neymar). Claro que ele era muito midiático", afirmou o diretor de marketing santista, Fernando Montanha. "Não tenho certeza se caiu a exposição na TV Aberta. Mas não afeta tanto. Sempre foi meio assim. É importante, mas não é o único meio, há a internet, nossa TV Santos, e outros meios."

O clube está em processo de renovação de seus contratos de patrocínios, o principal deles a Seara, no ombro da camisa, que acaba em fevereiro de 2014. Mas não há um patrocínio master para o uniforme até agora. A tendência é que o Santos renove os contratos pelo menos com o reajuste da inflação.

"O mercado está bem retraído", explicou Montanha. "Não posso falar em valores. Mas o Santos não está mal no mercado. Está entre o grupo de cima (São Paulo, Flamengo e Corinthians) e o intermediário. E não estamos muito longe dos de cima."

A questão é que, se o efeito da ausência de Neymar já foi sentido na televisão, pode se alastrar para os contratos do clube no futuro. Lembre-se que foi o agora atacante do Barcelona quem alavancou os ganhos de marketing santistas. A Globo não divulga os critérios para a escolha de seus jogos em TV Aberta.

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.