Globo impõe clássicos e molda formato do Paulista
( Para seguir o blog no Twitter: @_rodrigomattos_ )
A fórmula do Paulista foi moldada para que fossem mantidos os seis clássicos na fase de classificação com o objetivo de atender demanda da Globo. A informação foi dada pela Federação Paulista de Futebol aos clubes durante a reunião na sede da entidade, na quarta-feira, que definiu a fórmula.
O campeonato terá quatro grupos de cinco equipes, com um time grande como cabeça-de-chave de cada um deles. Mas haverá jogos cruzados entre os grupos, sem confrontos internos. Assim, serão mantidos os seis clássicos na fase de classificação, como no formato anterior.
Pelo contrato do campeonato, a Globo tem o direto a 23 datas no Paulista. Mas tiveram que ser reduzidas para 19 com a diminuição do campeonato, por conta da Copa-2014 e das exigências do Bom Senso FC.
O presidente da FPF, Marco Polo Del Nero, explicou aos clubes que a emissora só aceitaria a queda no número de jogos se fossem confrontos com menor audiência. Ou seja, não aceitava perder jogos grandes como clássicos.
Só havia uma alternativa para a federação paulista: oferecer um formato com os jogos de times grandes em toda a fase de classificação, em um número de seis, o mesmo do campeonato de 2013. A fórmula estranha adotada foi a opção encontrada pela entidade.
Tanto que cartolas de clubes presentes comentaram que não dava para fazer muitas críticas porque a FPF fez o possível dentro das limitações impostas pelas exigências da dona dos direitos de transmissão.
Alguns dirigentes se manifestaram durante a reunião por uma discussão mais profunda para o Estadual de 2015. Entendem que esse debate deve ser feito no contexto de todo o calendário, com a redução dos campeonatos locais.
Mas o contrato com a Globo vai ser, mais uma vez, um obstáculo – o compromisso com os principais times vai até 2015. Ou seja, a emissora continua a ter direitos sobre o próximo campeonato com 23 datas no próximo ano.
O blog ligou para o telefone celular do executivo da emissora, Marcelo Campos Pinto, mas ele não atendeu.
Colaborou Vanderlei Lima
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.