Topo

Rodrigo Mattos

Globo impõe clássicos e molda formato do Paulista

rodrigomattos

31/10/2013 06h00

( Para seguir o blog no Twitter: @_rodrigomattos_ )

Paulistão tem 'grupo da morte' com Santos, Portuguesa e Ponte

  • Junior Lago / UOL, Vinícius Costa/ Agência Preview, Santos FC/ Reinaldo Canato/UOL

A fórmula do Paulista foi moldada para que fossem mantidos os seis clássicos na fase de classificação com o objetivo de atender demanda da Globo. A informação foi dada pela Federação Paulista de Futebol aos clubes durante a reunião na sede da entidade, na quarta-feira, que definiu a fórmula.

O campeonato terá quatro grupos de cinco equipes, com um time grande como cabeça-de-chave de cada um deles. Mas haverá jogos cruzados entre os grupos, sem confrontos internos. Assim, serão mantidos os seis clássicos na fase de classificação, como no formato anterior.

Pelo contrato do campeonato, a Globo tem o direto a 23 datas no Paulista. Mas tiveram que ser reduzidas para 19 com a diminuição do campeonato, por conta da Copa-2014 e das exigências do Bom Senso FC.

O presidente da FPF, Marco Polo Del Nero, explicou aos clubes que a emissora só aceitaria a queda no número de jogos se fossem confrontos com menor audiência. Ou seja, não aceitava perder jogos grandes como clássicos.

Só havia uma alternativa para a federação paulista: oferecer um formato com os jogos de times grandes em toda a fase de classificação, em um número de seis, o mesmo do campeonato de 2013. A fórmula estranha adotada foi a opção encontrada pela entidade.

Tanto que cartolas de clubes presentes comentaram que não dava para fazer muitas críticas porque a FPF fez o possível dentro das limitações impostas pelas exigências da dona dos direitos de transmissão.

Alguns dirigentes se manifestaram durante a reunião por uma discussão mais profunda para o Estadual de 2015. Entendem que esse debate deve ser feito no contexto de todo o calendário, com a redução dos campeonatos locais.

Mas o contrato com a Globo vai ser, mais uma vez, um obstáculo – o compromisso com os principais times vai até 2015. Ou seja, a emissora continua a ter direitos sobre o próximo campeonato com 23 datas no próximo ano.

O blog ligou para o telefone celular do executivo da emissora, Marcelo Campos Pinto, mas ele não atendeu.

Colaborou Vanderlei Lima

Associação vira 'assossiação' para Federação Paulista em sorteio

  • Reprodução/Rede Globo

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.