Topo

Rodrigo Mattos

Maracanã e outros três gramados não terão condições ideais na Copa

rodrigomattos

31/10/2013 14h37

( Para seguir o blog no Twitter: @_rodrigomattos_ )

Dos 12 campos para a Copa-2014, quatro deles não terão condições ideais para o evento porque decidiram por modos de plantio diferente do recomendado pela Fifa e o COL (Comitê Organizador Local), ou têm atraso. A avaliação de membro do comitê ao blog é de que haverá problemas no Maracanã, no Mané Garrincha, na Arena Pernambuco e na Arena da Baixada.

A orientação da federação internacional e de seus especialistas foi para que todos os gramados fossem plantados com mudas, enraizados no próprio local. Mas os estádios do Rio de Janeiro, de Recife e de Brasília optaram por usar rolos de gramas, plantados em outro local. No Paraná, há uma questão por conta do pouco tempo para plantio pelo método de construção.


Esses três estádios adotaram os rolos para a Copa das Confederações e não vão modificar para o Mundial, como deixou claro o diretor de competições do comitê, Frederico Nantes. "Não está prevista troca nesses locais. Será o gramado da Copa das Confederações. Implementaremos algumas medidas para dar qualidade", afirmou ele.

Mas, reservadamente, um membro do COL disse que é perceptível a pior qualidade desses três campos com rolos em relação aos de mudas, Arena Fonte Nova, Arena Castelão e Mineirão. A posição do comitê, nos bastidores, é de que o ideal seria trocar os gramados, o que poderia custar apenas R$ 50 mil.

O COL entende que isso não será feito porque os governos não querem enfrentar a insatisfação da opinião pública com mais gastos para o Mundial. Então, ficou uma contrariedade dentro do comitê por suas orientações não terem sido seguidas.

Pior, no caso da Arena da Baixada, há um sério gargalo porque a construção envolve máquinas no campo, o que impede o plantio da grama com antecedência. Sequer foi definido o tipo de grama que será utilizado, de rolo ou muda. Ou seja, há grandes chances de este campo também não ter as condições ideias já que é preciso maturação do local.


Nos outros cinco campos com estádios em construção, Itaquerão, Arena Pantanal, Arena Amazônia, Natal e Beira-Rio, o gramado já foi plantado por muda ou isso será feito nos próximos meses.

Consultora do comitê para gramados, Maristela Kuhn explicou que a diferença entre o campo com mudas e o com rolos é o nivelamento, melhor no primeiro. "Em relação à qualidade, o rolo tem que ser muito bem plantado para ter boa qualidade. É mais difícil do que no caso por mudas", contou.

Para minimizar o problema, o COL fez nesta quinta-feira um seminário para orientar os donos dos campos sobre como cuidar dos gramados. Houve aulas práticas sobre cuidados com drenagem, plantio, irrigação, penteio e iluminação dos campos.

Após a publicação deste post, o comitê da Copa divulgou uma nota oficial em que negou que os gramados de quatro estádios não estarão em condições ideais durante a Copa. Veja abaixo a nota na íntegra:

"A afirmação contida na matéria não condiz com o posicionamento do Comitê Organizador Local (COL) e da sua equipe técnica de gramados. Embora o plantio por mudas seja considerado ideal, o plantio em rolo também permite que o gramado alcance condições ideais através do correto manejo dos campos. O COL confia no trabalho que vem sendo realizado pelas equipes responsáveis nos estádios mencionados e está certo de que a simples utilização de ferramentas e técnicas de manejo garantirá o alto nível dos gramados da Copa do Mundo da FIFA."

O governo do Distrito Federal também enviou uma nota em que afirmou que o seu gramado, por rolo, terá condições ideias na Copa "por meio de tratamento especializados, realizado por técnicos qualificados". Segundo o DF, o COL nunca manifestou restrição ao seu gramado.

(Nota: O blog reafirma todas as informações publicadas. Ressalta que os próprios técnicos do COL reconhecem a diferença entre o gramado por mudas e por rolo, qualificando o primeiro como ideal)

 

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.