Topo

Rodrigo Mattos

Maracanã e Elias levam Flamengo à sexta final da Copa do Brasil

rodrigomattos

06/11/2013 22h44

( Para seguir o blog no Twitter: @_rodrigomattos_ )

De candidato à zona do rebaixamento no Brasileiro a finalista da Copa do Brasil. Ao derrotar duas vezes o Goiás, o Flamengo classificou-se à sexta decisão da competição, diante do Atlético-PR. Mais uma vez, contou com um público acima de 50 mil no Maracanã. Nos jogos no estádio, com o apoio desses torcedores, o time carioca bateu equipes mais bem posicionadas no Nacional: Cruzeiro, Botafogo e Goiás.

O personagem do jogo foi o meia Elias. Desde que passou a enfrentar um problema familiar, a doença do filho Davi, ele tinha caído de produção, o que é natural. Pois as homenagens da torcida e a recuperação do garoto fizeram ele ressurgir como maestro da equipe carioca.

Nem o gol do Goiás logo no início da partida, em cabeçada de Eduardo Sacha, abalou a confiança dos rubro-negros, que tinham a vantagem de um gol conquistada no Serra Dourada. O time continuou a tocar a bola no campo ofensivo e a pressionar o adversário.

Não demorou para Elias armar uma tabela que acabou nos pés de Hernane. Restou ao centroavante deslocar o goleiro Renan e marcar seu 32o gol na temporada.

E foi Elias quem virou o jogo. Recebeu uma bola na intermediária e acertou um chute no ângulo, surpreendendo o goleiro do time goiano. Esse gol tornou ainda mais calmo o time rubro-negro, que tratou de administrar o placar no restante do primeiro tempo.

Parecia improvável que o Goiás tivesse força para reagir. Mas o time goiano, ao menos, mostrou disposição e se empenhou para pressionar, com cruzamentos altos na área. Contou com um recuo da equipe carioca para ter o domínio do campo. A partida não era tão movimentada quanto na primeira etapa.

Ao Flamengo, abriu-se a possibilidade de vários contra-ataques. A maioria deles desperdiçado, como um chute torto de Paulinho, só. Um deles resultou em um gol de Hernane, em posição legal, após belo passe de Elias. O juiz e o auxiliar marcaram o impedimento e prolongaram um pouco mais o momento para iniciar o festejo dos mais de 50 mil. Na derradeira final, determinou o sorteio, os rubro-negros estarão, de novo, no Maracanã.

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.