Topo

Rodrigo Mattos

Aidar propõe acordo para São Paulo entregar Taça das Bolinhas ao Fla

rodrigomattos

14/11/2013 10h57

( Para seguir o blog no Twitter: @_rodrigomattos_ )

Candidato a presidente do São Paulo, pela situação de Juvenal Juvêncio, Carlos Miguel Aidar disse que, em caso de vitória na eleição, vai propor ao Conselho Deliberativo do clube que seja feito um acordo com o Flamengo para encerrar a disputa judicial pela Taça das Bolinhas. Ele defende que o clube abra mão do troféu em favor de um reconhecimento do time rubro-negro carioca como campeão de 1987. Mas disse que só os conselheiros podem decidir essa questão.

A Taça das Bolinhas foi concebida pela CBF para agraciar a primeira equipe campeã brasileira cinco vezes. Mas, por conta de uma disputa da cartolagem, o título do campeonato de 87 passou a ser discutido na Justiça entre Flamengo (campeão da elite de clubes) e Sport (campeão de uma espécie de Segundona). Assim, a taça, que iria para o time carioca, foi dada pela confederação ao São Paulo, o que gerou nova disputa judicial.

A questão tem tal complexidade que envolve três justiças, Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo, e subiu para o Superior Tribunal de Justiça. Há dois anos o tribunal parou o processo para decidir qual vara tem direito de definir a questão.

Judicialmente, a única decisão transitado em julgado é que o Sport é campeão. Mas definições se haverá divisão de título com o Flamengo (que tem sentenças favoráveis a sua conquista também) e quem ficará com a Taça das Bolinhas estão em aberto. A CBF já reconheceu o time rubro-negro carioca, mas recuou por conta da Justiça.

Aidar está no centro do imbróglio. Em 1987, como presidente do São Paulo, foi o dirigente que liderou o Clube dos 13 para criar a Copa União que terminou com o Flamengo campeão. Mas, atualmente, é o advogado são-paulino que tenta tirar o reconhecimento desse título rubro-negro na Justiça.

Ciente da contradição, ele vai propor aos conselheiros do São Paulo uma solução para resolver o imbróglio para o troféu, que, hoje, está com a Caixa Econômica Federal. Após recebe-la da CBF, o clube do Morumbi entregou a taça ao banco para cumprir decisão judicial.

"Tenho meu ponto de vista, de quem comandou o processo da Copa União lá atrás e foi à final. Tenho a opinião pessoal de que o Flamengo é o campeão. Acho que devemos entregar a taça ao Flamengo. Mas isso depende do Conselho do São Paulo. Não é uma decisão que o presidente pode tomar. Se o Conselho do São Paulo aprovar, disser entrega a taça, eu entrego", contou Aidar.

"É uma questão de coerência (reconhecer o Flamengo). Posso não conseguir (convencer os conselheiros). Mas é uma obrigação minha tentar. Se não conseguir, tentei."

Aidar reconheceu que, hoje, a decisão da atual gestão do São Paulo é brigar pelo troféu. Por isso que atua como advogado para recupera-lo. Mas, se for presidente, vai se desligar de todos os processos judiciais. E ai poderá defender sua posição de fazer um acordo com o Flamengo.

Segundo ele, com aprovação do Conselho, pode ser feito um acordo com o Flamengo para encerrar a disputa judicial. Na sua opinião, isso não afetaria o direito do Sport como campeão de 1987 porque o clube pernambucano não está diretamente ligado à briga pela Taça das Bolinhas.

"O São Paulo pode reconhecer o direito (do Flamengo). E os dois fazem um jogo com a taça. Isso o departamento de marketing pode resolver", explicou. "É fácil tentar encontrar uma solução. Solução negociada. Se não, vai ficar mais seis, oito dez anos na Justiça. Ninguém mais sabe qual a história dessa Taça das Bolinhas. Virou quase uma picuinha entre os clubes."

Sua opinião de viabilizar um entendimento também se explica porque o dirigente defende que os clubes devem voltar a se unir para serem fortes. E, com picuinhas na frente, isso se torna mais difícil na sua visão.

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.