Topo

Rodrigo Mattos

Federações lutam para evitar reservas nos Estaduais

rodrigomattos

21/11/2013 13h24

( Para seguir o blog no Twitter: @_rodrigomattos_ )

Pressão da TV, da torcida e possibilidade de títulos são argumentos usados pelas federações para tentar evitar um esvaziamento dos Estaduais em meio à discussão sobre o calendário do futebol brasileiro. Dirigentes têm o temor de que as equipes da Série A passem a utilizar, em larga escala, seus reservas nos regionais.

O Bom Senso FC, movimento dos jogadores, quer a diminuição drástica dos Estaduais. Mas há resistência da CBF e de suas filiadas. Enquanto isso, clubes estudam poupar suas formações principais nas competições, como ocorreu com o Atlético-PR e como planejam outros times.

No Sul, a RBS, detentora dos direitos de transmissão, teve reunião com Inter e Grêmio e com a federação gaúcha após o anúncio oficial de redução da competição para 2014. No encontro, houve um pedido expresso da televisão para que não exista um excesso de jogadores poupados no Gaúchão.

Na Bahia, o presidente da federação, Ednaldo Rodrigues, joga com a pressão da torcida para evitar equipes mistas no campeonato local.

"Federação não interfere. Quem tem que protestar é o patrocinador e o torcedor que não vão ver o seu time disputando um título", afirmou o cartola.

O presidente da Federação Paranaense, Hélio Cury Jr, afirmou que os clubes têm que pensar na possibilidade de título que o Estadual lhes proporciona. Isso foi ignorado pelo Atlético-PR que, como recompensa, tem feito sua melhor temporada em anos.

"O time põe quem ele quiser. Tem que lembrar que no Brasileiro só três ou quatro disputam o título. Aqui, tem chance real", justificou Cury Jr. "O time sub-23 (do Atlético-PR) foi até a final e disputou o título. Tem que ver que a maioria dos jogadores do futebol brasileiro é sub-23."

Esses argumentos se explicam porque não há como a federação impor a presença de titulares na competição. Não há previsão contratual, nem os clubes têm como obrigar os técnicos a usar seus principais atletas.

"Aqui, no Sul, o Vanderlei Luxemburgo chegou a escalar reservas no Grêmio porque havia um jogo contra um time fraco na Libertadores duas semanas depois", reclamou Francisco Novelleto, da Federação Gaúcha.

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.