CBF abafa virada de mesa com pente fino em inscrições
( Para seguir o blog no Twitter: @_rodrigomattos_ )
Para abafar a tentativa de virada de mesa no Brasileiro, a CBF se utilizou de um sistema de checagem de inscrições de jogadores para evitar que clubes fossem ao tapetão, o que afetaria a tabela da competição. Anteriormente, já houve mudanças radicais de pontuação porque a entidade aceitara documentação irregular para dar condição a um jogador.
O regulamento do Brasileiro previa que cada time só poderia contratar cinco atletas que já tivessem jogado por outras equipes da Série A do Nacional. Assim, funcionários da diretoria de competições da confederação checaram cada atleta antes de aceitar sua inclusão no registro em relação a essas e outras possíveis irregularidades.
Ao receber essa informação, o presidente do Coritiba, Vilson Andrade, desistiu do movimento para questionar a regularidade de atletas da Portuguesa e do Criciúma e evitar o rebaixamento. Considerou morta a sua ação pelo tapetão na festa da CBF, na noite de segunda-feira.
"Temos um controle sobre o registro feito pelos funcionários. Pode haver falhas porque não é eletrônico. Mas os funcionários checam cada um", afirmou o diretor de competições da CBF, Virgílio Elíseo. Esses dados foram apresentados informalmente ao Coritiba.
Você acha que existe chance de uma virada de mesa no Brasileirão?
Resultado parcial
Total de 11018 votosPode parecer trivial a verificação de inscrições, mas o futebol brasileiro tem um histórico de mudanças de tabela por irregularidade que resultaram em viradas de mesa. Um exemplo foi o caso Sandro Hiroshi, que foi inscrito pelo São Paulo em situação irregular por estar envolvido em disputa de dois outros clubes. Resultado: o time paulista perdeu pontos e o Botafogo se garantiu na Série A graças ao tapetão. Depois, revelou-se que ele tinha documento irregular de idade.
O presidente do STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva), Flávio Zveiter, disse que não houve problemas de inscrição na Série A no um ano e meio em que está no tribunal. Mas, sim, houve questões na Série B, e principalmente em times menores como o Duque de Caxias, que registrou um jogador de forma irregular.
"Houve uma redução nos erros das inscrições da CBF e reduziram os casos. Mas isso não significa que não existam falhas. Se mandarem (denúncia), podemos pedir apuração e a CBF terá de verificar", afirmou Zveiter.
Agora, após apenas um dia da divulgação pela ESPN.com da tentativa de virada de mesa, esse movimento morreu.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.