Topo

Rodrigo Mattos

Guindaste derruba área mais avançada da obra do Itaquerão

rodrigomattos

27/11/2013 13h13

( Para seguir o blog no Twitter: @_rodrigomattos_ )

O acidente que derrubou parte do Itaquerão, nesta quarta-feira, ocorreu com a queda de um guindaste quando levantava peça de 500 toneladas para concluir a cobertura.  A área leste da arena foi seriamente danificada. Houve mortes no local, confirmadas pelo Corpo de Bombeiros.

A peça que iria ser içada era a que faltava para a conclusão da área leste. Informações de responsáveis pela obra indicam que o guindaste se partiu ou entortou neste movimento e caiu sobre a arquibancada destruindo dois andares e matando dois funcionários.

"Aparentemente, o guindaste se partiu. Destruiu dois andares da arquibancada. O negócio está bem feio", afirmou o arquiteto da obra, Aníbal Coutinho, que estava na obra, ao blog.

A área leste é onde estava mais avançada a obra do Itaquerão. Tanto que foi ali que se realizou a festa de aniversário do Corinthians, em setembro. Banheiros e o acabamento de alvenaria já tinham sido feitos. O acidente atingiu o painel de LED do estádio, que fica desse lado.

O outro lado, a área oeste, que é o mais nobre e com lugares premium, estava menos avançado e ainda necessitava de acabamento em alguns pontos. Desse lado, há uma série de vitrais.

A inauguração do estádio estava prevista para 5 de janeiro, data determinada pelo secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, que dificilmente será cumprida por conta desse acidente.

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.