Topo

Rodrigo Mattos

Prefeitura tem indefinições no plano para Itaquerão

rodrigomattos

08/12/2013 07h37

( Para seguir o blog no Twitter: @_rodrigomattos_)

Além de estar com sua data de entrega no limite da Fifa, o Itaquerão enfrenta indefinições em relação a projetos da prefeitura de São Paulo para torná-lo viável para a Copa-2014. Há dúvidas sobre o acesso ao estádio e sobre as estruturas provisórias.

O governo e a prefeitura de São Paulo realizam em conjunto a melhoria do acesso à arena corintiana por meio de alças viárias da Av. Jacu Pêssego. Das duas, uma deve ficar pronta e a outra sequer foi iniciada porque há atraso nas desapropriações. Ou seja, é improvável que esteja pronta para o Mundial, e o município já estuda plano alternativo de trânsito.

Em outra frente, as autoridades municipais ainda esperam a construção de partes do Itaquerão para saber o que exatamente terão de contratar como instalações provisórias no estádio, o que é uma obrigação com a Fifa.

Em relação à obra viária, a vice-prefeita paulistana Nádia Campeão, que cuida da Copa-2014 para a cidade, ainda vê chance de conclui-la a tempo. Mas a Dersa, órgão do governo Estadual que realiza a empreitada, já avisou que isso não vai acontecer.

O problema é que a prefeitura ainda está no processo de desapropriações de pessoas no local. Ou seja, ainda tem que obter autorizações para desocupar o local para só depois iniciar a obra. A expectativa de Campeão é concluir as desapropriações em dezembro.

"Não formalizamos esse entendimento (de que não fica pronta a obra). Depende de quando conseguiremos resolver as desapropriações. De todas as obras do convênio, isso representa uma parte pequena e não teria absolutamente um prejuízo maior. Você faz uma alternativa para o que tem hoje", justificou ela, acrescentando que pode ficar pronto "um pouco mais ou um pouco menos que a Copa".

Isso significa que, sem o plano A, a prefeitura vai estudar o que fazer para não comprometer o fluxo de carros para o estádio.

Em relação às instalações temporárias, Campeão explica que só vai fazer uma contratação quando souber exatamente o que já existe no estádio corintiano. "O Corinthians vai fazer melhorias permanentes que poderão ser usadas."

Só que, lembre-se, o estádio está atrasado por causa do acidente que matou dois operários. E as cidades-sede têm janeiro como prazo limite para abrir concorrências para esses equipamentos ou ficará muito tarde para contratá-los. Outras cidades já levantaram o que vão ter que gastar e o que alugar e comprar.

A Fifa garantiu o Itaquerão na abertura da Copa. Resta a São Paulo explicar como irá viabilizá-lo agora que tem seis jogos com times definidos no campo.

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.