Copa terá polícia dentro do estádio além de segurança privada
( Para seguir o blog no Twitter: @_rodrigomattos_)
A Copa-2014 terá policiais dentro dos estádios além da segurança privada. A informação é do COL (Comitê Organizador Local) que confirmou que será usado o mesmo modelo da Copa das Confederações, com mistura de agentes dentro da arena.
A briga generalizada entre torcedores do Atlético-PR e do Vasco, na última rodada do Brasileiro, ocorreu com segurança privada dentro da Arena Joinville. A PM (Polícia Militar) só interviu e entrou no estádio quando ocorreu a confusão. O incidente teve repercussão internacional e causou preocupações em estrangeiros em relação ao Mundial.
O modelo de segurança da Fifa para a Copa é diferente. Também está previsto que empresas privadas atuarão na proteção dos jogos. Desarmados, eles farão o controle diretor do torcedores e farão a primeira abordagem em caso de algum distúrbio.
Mas, dentro do estádio, haverá uma força tática policial especializada de prontidão. No caso de qualquer indício de confusão, esses policiais já serão acionados para intervir para conter a confusão.
Na África do Sul, houve segurança privada para a Copa-2010 dentro do estádio. Mas as empresas cometeram várias falhas, seus funcionários fizeram greve, o que causou problemas e confrontos. Resultado: a polícia teve que assumir a proteção aos jogos durante o Mundial, contrariando o modelo proposto pela Fifa.
Para o Brasil, todos a programação de segurança ainda está sendo detalhada e discutida, embora o modelo geral já tenha sido definido. O COL ainda não abriu concorrência para contratar a empresa responsável pela proteção interna dos estádios.
O governo federal prevê o investimento de R$ 1,9 bilhão na segurança da Copa, sendo R$ 313 milhões apenas na proteção do evento em si. O blog tentou ouvir a Sesge (Secretaria Extraordinária de Segurança de Grandes Eventos), órgão do governo responsável pela segurança da Copa, mas a assessoria de imprensa não atendeu os telefones, nem deu retorno aos pedidos informação.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.