Topo

Rodrigo Mattos

Campeão, handebol pede a atletas seleção permanente em 2016

rodrigomattos

24/12/2013 06h00

( Para seguir o blog no Twitter: @_rodrigomattos_)

O título mundial da seleção feminina levou a CBH (Confederação Brasileira de Handebol) a reforçar o plano de ter um time permanente nas vésperas da Olimpíada Rio-2016. As jogadoras já foram avisadas sobre essa estratégia e patrocinadores e o governo federal já acenam com recursos para bancar o time por seis meses.

Atualmente, boa parte das atletas brasileira atua no time austríaco do Hypo, onde formam uma base da equipe nacional. O Ministério do Esporte, Banco do Brasil e Correios já dão forte apoio financeiro ao handebol, que tem orçamento em torno de R$ 20 milhões anuais. Mas, para garantir uma medalha no Rio-2016, a confederação projeta um aumento de recursos no ano olímpico.

"Pretendemos criar esse time Brasil com as atletas treinando seis meses aqui. Após a conquista, fizemos uma reunião com as jogadoras para pedir que elas fiquem de olho em suas renovações e levem isso em consideração. Está sendo conversado há algum tempo", contou Manoel Oliveira, presidente da CBH, ao blog.

Ou seja, a ideia seria que elas fizessem contratos até o final de 2015 e depois voltassem ao Brasil por seis meses. São necessários mais recursos porque as atletas já têm bons salários no handebol europeu, onde os valores pagos a jogadores são significativos.

"Os parceiros já estão sensíveis a esse projeto", completou Oliveira. Haverá uma reunião entre Ministério do Esporte, patrocinadores e a confederação no início do ano para traçar o plano do restante do ciclo olímpico. Como esporte coletivo, o handebol não pode ser incluído no bolsa pódio, que paga salário aos atletas.

Outra discussão será em relação à manutenção das atletas no Hypo, onde parte dos salários é pago pela confederação. O técnico da seleção feminina, Morten Soubak, foi orientado a procurar opções no seu país Dinamarca. E há uma possibilidade de transferência das atletas brasileiras de time após julho quando acaba o contrato.

Certo é que, com a vitória, o planejamento do handebol ganhou gás e agora o foco se volta para a Olimpíada, embora ainda exista outro Mundial em 2015.

 

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.