Topo

Rodrigo Mattos

Times brasileiros fracassam nos mata-matas internacionais em 2013

rodrigomattos

25/12/2013 06h00

( Para seguir o blog no Twitter: @_rodrigomattos_)

O fracasso do Atlético-MG diante do Raja Casablanca no Mundial não foi uma exceção em 2013: os times brasileiros tiveram um desempenho pífio em mata-matas em 2013. É o que mostra um levantamento do blog sobre a Libertadores, a Copa Sul-Americana, o Mundial, a Recopa e a Copa Suruga, que são as competições oficiais disputadas pelas equipes nacionais fora do país.

Considerados esses cinco torneios, os times brasileiros conquistaram apenas 45 de um total de 114 pontos disputados em jogos eliminatórios nesta temporada. Ou seja, seu aproveitamento foi de 39,5%. Foram ignorados os mata-matas que envolveram duas equipes nacionais.

Como comparação, em 2012, nas mesmas competições, as equipes brasileiras somaram 77 de 108 pontos, isto é, 71,3% do total. Basta lembra que o Brasil levou os três principais campeonatos no ano passado, Sul-Americana, Libertadores e Mundial. Em 2013, só ficou com o torneio continental.

A Libertadores é uma demonstração da queda de aproveitamento nacional. Neste ano, as equipes brasileiras obtiveram 26 dos 60 pontos possíveis nos mata-matas. Campeão, o Atlético-MG teve de recorrer aos pênaltis nas semifinais e finais, além de só superar o Tijuana pelo gol diferenciado.

No ano passado, o Brasil somara 28 dos 48 pontos disputados. E o Corinthians ganhou seu título com uma vitória sobre o Boca Juniors. Ressalte-se que, na fase de grupos, o times nacionais mantiveram o domínio pelo menos com o Atlético-MG, com a melhor campanha.

Nos jogos eliminatórios, no entanto, os maus resultados se refletiram em classificações e títulos. Dos 20 mata-matas disputados, os times brasileiros levaram o título ou se classificaram em apenas metade deles.

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.