Topo

Rodrigo Mattos

Corinthians entregará rostos de invasores ao MP e polícia muda investigação

rodrigomattos

04/02/2014 19h26

( Para seguir o blog no Twitter: @_rodrigomattos_)

A diretoria do Corinthians entregará nesta quarta-feira ao Ministério Público e à polícia imagens dos torcedores que invadiram o centro de treinamento, praticando agressões e roubos. Isso ocorre em meio a mais uma mudança na investigação policial que agora foi transferida da delegacia local para a Decradi (Delegacia De crimes Raciais e contra a Intolerância)

Para mostrar uma reação aos jogadores, o presidente corintiano, Mário Gobbi, procurou o delegado de polícia geral e promotores nesta terça-feira para ajudar nas investigações. Marcou reuniões durante a quarta-feira em que entregará pessoalmente o material recolhido pelo clube como evidências da invasão. Isso tudo foi decidido em encontros da diretoria nesta tarde de terça-feira.

O clube levantou todas as imagens de câmeras feitas pelo circuito interno, separando todos os rostos que foram impressos em documentos separados. A partir daí, foi preparado um dossiê para ser entregue ao promotor Roberto Senise Lisboa, que cuida de monitoramento de torcidas, com encaminhamento ao procurador-geral do Ministério Público, além da polícia.

Funcionários do clube dizem que as câmeras foram capazes de identificar diversos rostos com nitidez, o que facilitará para que os invasores sejam encontrados. Com a investigação feita pelo Dedraci, poderá ser usado um banco de dados da delegacia que conta com rostos de torcedores organizados envolvidos em atos de violência anteriores.

Apesar de atuante na questão criminal, Gobbi, que é delegado de polícia, não deu nenhuma sinalização ao seu departamento jurídico de que moverá processos civis contra as torcidas organizadas, principalmente a Gaviões da Fiel, ou torcedores individuais que prejudicaram  ao clube. Se quisesse, ele poderia aciona-los com vários instrumentos legais como já mostrado no blog.

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.