Topo

Rodrigo Mattos

Em um ano, Corinthians obtém menos da metade dos pontos

rodrigomattos

10/02/2014 06h00

( Para seguir o blog no Twitter: @_rodrigomattos_)

Em um ano, desde o início de fevereiro de 2013, o Corinthians obteve apenas 48,1% dos pontos disputados em 72 jogos oficiais. O número deixa claro que a crise técnica corintiana não é recente e se estende desde a volta do título Mundial de 2012.

Desde a segunda semana de fevereiro, exatamente um ano atrás, o time do Parque São Jorge teve 28 vitórias. Isso significa que ganhou pouco mais de um terço das partidas que participou nos campeonatos – Paulista, Libertadores, Copa do Brasil, Brasileiro e Recopa. Esse rendimento seria o suficiente para manter os corintianos na 9a posição do último Nacional, uma a frente da real colocação da equipe ao final da competição.

É certo que houve uma queda de aproveitamento com o técnico Mano Menezes. Após o empate com o Mogi Mirim, o time tem só um terço dos pontos deste Estadual, ainda menos do que se verificava na época de Tite.

Mas as faltas de triunfos e regularidade corintianos são uma marca desde que o time foi campeão mundial. Tanto que  os títulos conquistados em 2013 foram ganhos em disputas mata-mata. Foi o caso da Recopa, em que houve apenas dois jogos contra o rival São Paulo, e o Paulista em que o time se destacou em eliminatórias depois de ficar em 5o na primeira fase.

Leia também:

Mano dá aval, e Jadson deve 'repetir estreia' contra o Palmeiras

Cartão nos acréscimos tira Sheik de clássico com Palmeiras. Mano absolve

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.