Topo

Rodrigo Mattos

Veja como a Argentina é a melhor em jogos na elite da Copa

rodrigomattos

06/03/2014 06h00

( Para seguir o blog no Twitter: @_rodrigomattos_)

Encerrados os amistosos oficiais da Fifa antes da Copa-2014, nesta quarta-feira, a Argentina apresenta o melhor desempenho em jogos dentro da elite de seleções da Fifa desde o Mundial da Africa do Sul. O blog fez um levantamento nas 55 partidas disputadas entre os 10 melhores times no ranking da federação internacional desde agosto de 2010 até esta semana.

O Brasil foi o quinto mais eficiente, com 49% dos pontos obtidos. Mas há um dado animador para a torcida brasileira: a equipe tem um desempenho bem superior na elite sob o comando do treinador Luiz Felipe Scolari, com quem teve 72% dos pontos.

Nos quatro anos, a  Argentina conseguiu aproveitamento de 66,7% diante dos times mais fortes da lista da Fifa. Seu cartel inclui 10 vitórias, quatro empates e apenas três derrotas, duas para o Brasil e uma para o Uruguai. Bateu Alemanha, Espanha, Itália, Brasil, Uruguai e Suíça. Foi quem mais jogou na elite também, com 17 confrontos.

Fica à frente da Espanha e Alemanha, mais bem colocadas no ranking da Fifa onde se consideram resultados contra todas as equipes. Os espanhóis têm desempenho quase igual ao brasileiro, com 50% dos pontos ganhos. E os alemães são levemente superiores, com 54,5% dos pontos. A Suíça aparece em segundo, mas só teve quatro confrontos na elite, o que tira representatividade de seu aproveitamento.

Esse levantamento serve para se ter uma ideia do que acontecerá quando os grandes se enfrentarem no Mundial do Brasil. Mas há ressalvas: resultados dos amistoso desta quarta-feira mostraram a Argentina mais desorganizada do que a seleção brasileira, apesar de o time de Scolari ter pego um adversário mais fraco. Veja abaixo o desempenho de cada um nas partidas entre os 10 melhores do ranking:

1 – Argentina – 66,7%

2 – Suíça – 58,3%

3 – Alemanha – 54,5%

4 – Espanha – 50%

5 – Brasil – 49%

6 – Portugal – 38%

7 –  Uruguai – 33,3%

8 – Itália – 31%

9 – Colômbia – 29,2%

10 – Holanda – 23,3%


Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.