Topo

Rodrigo Mattos

Desastroso, Corinthians não pode culpar São Paulo pela eliminação

rodrigomattos

16/03/2014 19h03

( Para seguir o blog no Twitter: @_rodrigomattos_)

Sim, o esdrúxulo regulamento do Campeonato Paulista dá brechas para armações e entregadas para derrubar rivais. Sim, o São Paulo escalou um time com metade dos reservas diante do Ituano. Mas não dá para o Corinthians culpar o rival ou qualquer outra circunstância pela sua eliminação. A culpa é do time.

Ao final de 14 jogos, a equipe de Mano Menezes só foi capaz de somar 21 pontos, um aproveitamento de 50% dos times. Apenas no grupo A estaria entre os dois classificados. Antes da conclusão da rodada, tinha a 8a melhor campanha. Tanto que sequer foi capaz de bater o Penapolense neste domingo, em partida decisiva para seu futuro no campeonato.

Comparado com as outras campanhas recentes no Paulista, o Corinthians só foi tão mal em 2007, ano em que foi rebaixado no Brasileiro. Naquele ano, ficou em 9o lugar no Estadual com 51% dos pontos, isto é, desempenho similar ao atual. Depois disso, até foi eliminado em outros anos, como 2010, mas ficou em quinto.

Com um desempenho como esses, a vitória do Ituano sobre o São Paulo e o empate corintiano com o Penapolense foram apenas as pás de cal no enterro do Corinthians.

Do que se viu no Morumbi, fora o festejo de parte da torcida são-paulina com derrota, não houve nada de anormal. No início, o time de Itu aproveitou a chance de gol que lhe deu a ineficiente defesa do tricolor com o chute de Esquerdinha. Uma zaga tão ruim que também deu dois gols para o Corinthians no clássico do domingo passado, em presentes de Antônio Carlos.

A partir daí, o time misto são-paulino bem que tentou alguns ataques e exigiu, ainda que de forma discreta, defesas do goleiro Vagner. Mas, em seguida, começou uma chuva tão forte que paralisou e dificultou o jogo.

Sem poder impor velocidade nas poças, restou ao São Paulo apostar em chutes de longe que, de novo, ameaçaram o Ituano, mas não foram capazes de empatar a partida. O próprio time de Itu teve chances mais claras em arrancadas de Rafael Silva, que levava vantagem sobre Edson Silva. É importante lembrar ainda que a equipe do interior tem boa defesa do Paulista, ou seja, não é facilmente vazada.

No interior, o Corinthians seguiu seu martírio até o final com um empate sem gols. Motivo para grandes festejo da torcida são-paulina no Morumbi. Foram lamentáveis os pedidos de parte dos torcedores pela derrota do time. Mas são compreensíveis as comemorações pela eliminação do rival, que, repita-se, só pode culpar a si mesmo pela queda.

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.