Topo

Rodrigo Mattos

Eliminado, Corinthians tem número mínimo de jogos e renda afetada

rodrigomattos

17/03/2014 06h00

( Para seguir o blog no Twitter: @_rodrigomattos_)

Fora do Paulista na primeira fase, o Corinthians tornou-se o time grande do Brasil com o menor número de jogos garantidos na temporada de 2014.  Isso afeta a capacidade de arrecadar do clube, e deixa o time inativo por boa parte do tempo.

A equipe corintiana tem, no momento, 55 jogos oficiais certos até o final do ano. Estão incluídos nesta conta os 15 do Paulista, 14 disputados e um por jogar. Há ainda duas partidas da Copa do Brasil e outras 38 rodadas do Brasileiro. Esse número pode ser elevado a até 67 compromissos se o Corinthians for até o final da Copa do Brasil.

Para efeito de comparação, em 2013, o time atuou 71 vezes na temporada, com a disputa de cinco competições. Agora, serão apenas três.

Levantamento do blog mostra que nenhum outro grande tem tão poucas partidas. No mínimo, Santos, Palmeiras e São Paulo têm 56 jogos garantidos se forem eliminados nas próximas fases do Paulista e na atual fase da Copa do Brasil.

Internacional, Fluminense e Vasco têm 57 jogos. Mas, como todos seguem nos Estaduais, podem e devem somar mais partidas e aumentar a diferença para o Corinthians.

Equipes que estão na Libertadores como Flamengo e Botafogo já têm 63 jogos na temporada, assim como o Grêmio, 62. Leve-se em conta que, se ficarem fora do torneio continental, garantem outras duas partidas na Copa do Brasil.

Mais preocupante é a situação do Corinthians no primeiro semestre. Terminado o Paulista, tem nove jogos do Brasileiro e dois da Copa do Brasil garantidos – pode ter mais dois nesta última competição. Com a Copa do Mundo, vai jogar apenas entre 11 e 13 vezes em quase quatro meses. Uma média de três partidas por mês.

No ano passado, com seguidos casos de violência, o clube do Parque São Jorge perdeu o mando de campo de vários jogos e isso afetou a renda final do ano. Desta vez, o mau desempenho da equipe causa problema similar.

 

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.