Topo

Rodrigo Mattos

CBF cogita candidatura ao Mundial de Clubes para 2017

rodrigomattos

19/03/2014 14h19

( Para seguir o blog no Twitter: @_rodrigomattos_)

Ainda de forma tímida, a CBF cogita uma candidatura para sede do Mundial de Clubes nos anos de 2017 e 2018.  Há interesse da entidade em receber a competição, mas isso só ocorreria de houvesse patrocinadores que bancassem o evento.

A Fifa passou a organizar o Mundial de Clubes em definitivo a partir de 2005. Desde então, a maior parte das edições tem sido feita no Japão, onde a Dentsu atua para bancar a competição. Mas há um processo de candidatura, como nas Copas, embora de forma bem menos complexa.

Para que o Brasil configurasse uma candidatura, seria necessário que a CBF e o governo brasileiro apoiassem a ideia. E também seria necessário um patrocinador forte que topasse bancar os custos.

Em 2014, o Marrocos será a sede do Mundial. Para 2015 e 2016, o único candidato é o Japão. As inscrições acabam no final de março. Houve uma reunião nesta terça do comitê de organização da competição, mas não há novidades em termos de organização do evento.

O país-sede tem direito a incluir o seu campeão nacional no Mundial. Foi o que ocorreu com o Corinthians, em 2000, e voltaria a acontecer em eventuais edições no país.

Isso aumentaria consideravelmente a possibilidade de um time brasileiro voltar a ganhar o Mundial, pois poderiam haver dois representantes em caso de conquista da Libetadores. O último título foi do Corinthians, em 2012.

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.