Topo

Rodrigo Mattos

Para Globo, Estadual do Rio tem que ser reduzido

rodrigomattos

24/03/2014 06h00

( Para seguir o blog no Twitter: @_rodrigomattos_)

Terminada a primeira fase do Estadual do Rio, neste domingo, quase 90% dos jogos tiveram bilheterias deficitárias e a Taça Guanabara foi levantada pelo Flamengo diante de cerca de 4.600 pessoas. Isso gerou um embate entre os grandes clubes do Rio, fora o Botafogo, e a Federação Estadual do Rio. Em teoria, a Globo concorda com os times de que é preciso fazer mudanças.

O blog apurou que, após essa pífia primeira fase, a emissora entende que o campeonato deveria ser reduzido em relação ao atual formato com 16 equipes e 19 datas. Para a rede de televisão, não há nível técnico para se manter tantos times e jogos no campeonato.


Flamengo, Fluminense e Vasco lançaram um movimento para questionar a direção da Ferj e pedir mudanças no Estadual. A proposta era que os quatro clubes grandes disputassem até 15 datas.

Pois a Globo entende justamente que deveria haver um máximo de 15 jogos para os times, com 12 equipes. Ou seja, a tese coincide com a das maiores equipes do Estado.

Ressalte-se que a emissora até agora não manifestou intenção de interferir no processo para determinar a fórmula do Estadual. Isso continua nas mãos do Conselho Arbitral da Ferj, que inclui os grandes times.

E a Globo precisa de cerca de 90 jogos de futebol por ano para o seu pacote publicitário. Ou seja, a redução dos Estaduais não pode ser muito grande até porque a emissora não aposta na volta de Copas Regionais. Em relação a São Paulo, não há a opinião de que o campeonato tenha que diminuir, como ocorre no Rio de Janeiro.

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.