Topo

Rodrigo Mattos

Vice da Lusa quer explicação de presidente por desistir de Justiça

rodrigomattos

31/03/2014 16h35

Principal articulador de uma ação na Justiça comum, o vice Jurídico da Portuguesa, Orlando Cordeiro de Barros, ficou surpreso com a declaração do presidente do clube, Ilídio Lico, À ESPN de que tende 0a desistir de lutar juridicamente para se manter na Série A do Brasileiro. Barros afirmou que quer ouvir explicações do dirigente para saber porque houve a mudança de ideia, já que há uma decisão do Conselho Deliberativo do clube de mover o processo.

"Nada (foi discutido). O regime é presidencialista, então, ele pode decidir", afirmou o vice da Lusa. "Agora preciso saber as razões dele para essa decisão. Quero saber qual a explicação, se houve algum fato novo. Posso até aceitar como homem de grupo, mas preciso entender."

O dirigente discorda da tese de que a crise financeira da Portuguesa justifica uma desistência de o clube entrar na Justiça comum contra a decisão do STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) que botou o time na Série B – foram tirados quatro pontos por jogador irregular.

O presidente da Lusa argumentou que, se acatar a Série B, a CBF aceitará dar um empréstimo para o clube, que passa por dificuldades. Sua posição foi expressa após conversa com o vice da confederação, Marco Polo Del Nero, nesta segunda-feira. "Não entendo como abrir mão de um direito pode servir para sustentar a Portuguesa", argumentou Barros.

Fato é que Lico tem se aproximado da cúpula da CBF nas últimas semanas. Há dez dias, questionado sobre o imbróglio com a Lusa, Del Nero afirmou ao blog que a relação com o clube "era muito boa".  Tanto que o dirigente recebeu o presidente da Portuguesa por diversas vezes no último mês apesar da ameaça de o clube ir à Justiça contra a confederação.

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.