Topo

Rodrigo Mattos

Se não for incluída, Lusa prepara-se para parar Brasileiro

rodrigomattos

08/04/2014 14h54

A Portuguesa já tomou a decisão de que não ficará parada caso a CBF não cumpra a decisão da Justiça de São Paulo de incluí-la no Brasileiro da Série A até 19 de abril. Uma das medidas em pauta é o pedido judicial para que o campeonato seja paralisado, o que pode ser adotado no final da próxima semana.

"(Se a CBF não incluir Lusa) Corre o risco de intervenção ou de paralisação do campeonato", afirmou o vice-presidente Jurídico da Portuguesa, Orlando Cordeiro de Barros. "Sempre fui cauteloso em falar das estratégias. Mas não vamos aceitar passivamente (início do campeoanto sem a Lusa)."

O blog apurou que os advogados do clube entendem que há duas medidas possíveis a serem pedidas de forma liminar à Justiça. Uma é a intervenção na CBF para que cumpra a decisão da 43a Vara Cível da Justiça de São Paulo. A outra é o impedimento que o campeonato se inicie ou que tenha continuidade se já tiver começado.

A estratégia incluiria pedidos para que oficiais de Justiça e policiais fossem aos estádios onde ocorreriam os jogos para impedir as suas realizações. Claro, para isso, a liminar em favor da Portuguesa tem que continuar em vigor, já que a CBF tenta cassa-la.

No entendimento dos advogados da Lusa, as liminares da Justiça do Rio que obrigam a confederação a manter o julgamento do STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) que rebaixa o clube não interferem na ordem dada pela Justiça de São Paulo. Isso porque, apesar das decisões serem contraditórias, o time paulistano poderia ser incluído no Nacional com 21 equipes.

O julgamento no STJ (Superior Tribunal de Justiça) sobre conflito de competência também não deve resolver a questão até ter uma decisão final. Explica-se: o tribunal superior suspendeu o andamento das ações do Rio, como pode fazer com o processo da Lusa em São Paulo caso atenda pedido da CBF, mas isso não torna nulas as liminares. Ou seja, continuaria o problema de duas decisões judiciais com ordens diferentes.

"O problema está com a CBF, não está com a Portuguesa. Tiveram desde dezembro para resolver essa questão", completa Cordeiro de Barros. Procurados pelo blog, assessores e advogados da confederação não atenderam o telefone.

( Para seguir o blog no Twitter: @_rodrigomattos_)

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.