Topo

Rodrigo Mattos

Rio-SP fica fora de eliminatórias da Libertadores após 16 anos

rodrigomattos

10/04/2014 06h00

Dentro do desastre brasileiro na Libertadores nesta quarta-feira,  primeira vez que o país não domina as fases finais em 12 anos, chama a atenção a ausência do eixo Rio-São Paulo nas eliminatórias da principal competição. Com as quedas de Botafogo e Flamengo, será o primeiro torneio continental depois de 16 anos em que os times das duas maiores cidades do país estão fora das oitavas de final.

Mais impressionante é o fato de que sempre no novo formato da Libertadores – com maior número de times nacionais – pelo menos uma equipe dos dois Estados conseguira a classificação na fase de grupos. Antes, na década de 90, havia apenas duas vagas brasileiras na competição – podia haver três clubes em caso de campeão.

Foi no longínquo 1997 que paulistas e cariocas estiveram excluídos pela última vez em conjunto das eliminatórias da Libertadores. Naquela edição, times do eixo nem chegaram a disputar a competição, já que Cruzeiro e Grêmio foram os classificados do Brasil.

Depois disso, as equipes dos dois Estados foram dominantes no campeonato, principalmente as da capital paulista. Conquistaram cinco títulos, quase um terço do total, com Vasco, São Paulo, Santos, Corinthians e Palmeiras. E ainda disputaram outras quatro finais. Completaram 16 edições com equipes classificadas pelo menos às oitavas de final.

A exclusão de times dos dois Estados mais ricos do país da Libertadores não é casual. Nenhum deles vive de fato uma fase boa.

Na capital paulista, o trio de ferro Corinthians, São Paulo e Palmeiras foi eliminado do Estadual antes da final. Na decisão, o Santos perdeu o primeiro jogo para o Ituano.

No Rio de Janeiro, Flamengo e Botafogo foram desclassificados nesta quarta-feira da Libertadores ainda na fase de grupo. O Fluminense teve que trocar o técnico após cair na semifinal do Estadual. Apesar de estar na decisão do Carioca, o Vasco vive uma temporada de recuperação após ter sido rebaixado à Série B do Brasileiro, em 2013.

Até o início do Nacional – se é que vai começar -, paulistas e cariocas terão de se contentar com as finais de seus Estaduais. A julgar pelo público das primeiras partidas das decisões, isso não deve gerar muita empolgação.

( Para seguir o blog no Twitter: @_rodrigomattos_)

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.