Topo

Rodrigo Mattos

Instalações provisórias só ficarão prontas a poucos dias da Copa

rodrigomattos

13/04/2014 06h00

As instalações provisórias nos estádios da Copa ficarão prontas poucos dias antes dos jogos, entre o final de maio e o início de junho. É o fica claro em levantamento do blog sobre o andamento das contratações para essas estruturas complementares nas cidades-sede.

Essas instalações -que inclui geradores, locais e equipamentos para jornalistas, cercas, entre outros itens – são levantadas com rapidez e em geral são feitas mais perto dos eventos. Mas a Fifa tinha um cronograma para que estivessem realizadas antes para poder testá-las. Isso não será possível na maior parte das sedes.

Nos três maiores estádios, Mineirão, Maracanã e Itaquerão, não houve ainda início das contratações dessas instalações. Detalhe: são nesses locais onde haverá as maiores estruturas. Os governos de Minas Gerais e Rio de Janeiro se preparam para começar o processo em breve, e o Corinthians trabalha para viabilizar o dinheiro se é que o COL (Comitê Organizador Local) não pagará por isso.

No Beira-Rio, o governo do Estado também financia as contratações por meio de captação de recursos com renúncia fiscal, o que está em andamento após aprovação de lei. Outro que ainda trabalha para iniciar o processo de compra de serviços e bens é o Distrito Federal.

Na Arena Amazônia, a Secretaria de Copa do Estado informou que, com a licitação concluída, a intenção é acabar tudo em junho. No Castelão, a data-limite do governo do Ceará também é 6 de junho, como informado pela secretaria de Copa.

O governo do Estado do Rio Grande do Norte prevê para final de maio a realização das estruturas, que passarão a ser instaladas em 20 de abril. Só que a licitação para contratação ainda está em andamento.

A Arena da Baixada e a Arena Pernambuco estão mais avançados neste item: já houve início das instalações. Mato Grosso também já concluiu a contratação de empresa responsável pelas complementares da Arena Pantanal.

A Fifa queria que tudo começasse a ser posto em volta dos estádios a partir de março. Ninguém cumpriu o prazo.

( Para seguir o blog no Twitter: @_rodrigomattos_)

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.