Topo

Rodrigo Mattos

Lusa já fala em nova ação em caso de punição pelo STJD

rodrigomattos

23/04/2014 16h07

A diretoria da Portuguesa já cogita nova ação na Justiça comum caso seja punida pelo STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) por abandono do jogo de sexta-feira, diante do Joinville, pela Série B do Brasileiro. O clube deixou a partida por conta de uma liminar da 3a Vara Cível de São Paulo que o colocava na Série A.

O procurador do tribunal, Paulo Schmmitt, indicou que a Lusa deve ser denunciada no artigo 205, do CBJD (Código Brasileiro de Justiça Desportivo), que fala em retira-se da partida. A punição prevista é perda dos pontos e a exclusão da Série B.

"Vamos nos defender no STJD em todas as instâncias. Se formos excluídos, vamos a Justiça comum, não tem jeito. Vão excluir um clube, acabar com a vida dele?", afirmou o vice-presidente Jurídico da Lusa, José Luiz Ferreira.

Ele admitiu que não houve nenhuma intimação por parte da Justiça para a Portuguesa para que o time deixasse o campo. Segundo ele, o motivo para a retirada do time foi a ameaça do torcedor Renato Britto Azevedo, autor da ação na 3a Vara, de entrar com uma queixa-crime contra o clube.

Mas garantiu que, ao contrário do que falou o árbitro na súmula, foi apresentada a decisão da Justiça para o delegado da partida para justificar a saída do time. Na súmula, não há nenhuma menção à ação judicial para explicar o abandono da Lusa.

"Não tinha orientação (para sair). Mas o time foi com o documento. Após a entrevista do torcedor, o documento foi apresentado ao delegado que leu. Depois, perguntou se tinha sido cassada. O delegado mostrou para o juiz", afirmou Ferreira.

Sem a menção à ação na Justiça comum, o abandono da Lusa parece injustificável. Como o documento será usado como prova no STJD, aumentam suas chances de punição. Mas o clube pretende mostrar ao tribunal esportivo que apenas cumpria ordem judicial.

Havia uma decisão do STJ (Superior Tribunal de Justiça) que levava questões sobre o imbróglio para a Justiça do Rio. Mas mesmo assim a liminar de São Paulo era válida. Tanto que a CBF teve de pedir a sua cassação no final de semana.

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.