Topo

Rodrigo Mattos

Líder, Corinthians repete seu histórico defensivo no Brasileiro

rodrigomattos

05/05/2014 06h00

A liderança do Corinthians no Brasilero, por saldo de gols, é proporcionada por uma estratégia defensiva parecida com a que o time utilizou em quase todos os campeonatos de pontos corridos. Na edição de 2014, após a vitória sobre o Chapecoense, os comandados de Mano Menezes têm apenas três gols marcados, mas não tomaram nenhum.

Pois bem, desde 2003, quando começou a disputa de todos contra todos, a equipe paulista quase sempre teve uma defesa melhor do que o ataque, segundo levantamento feito pelo blog.

Há duas exceções. Uma é o time campeão de 2005 que marcou o maior número de gols na competição, enquanto o setor defensivo foi apenas o quinto melhor. Em 2010, a formação era equilibrada, com o terceiro ataque mais positivo e a terceira defesa menos vazada.

Fora isso, em todos os outros oito campeonatos, o Corinthians sabia evitar mais os gols do que fazê-los em comparação com os outros times. Isso chegou ao auge com Tite, em 2013, cuja formação teve o pior ataque do campeonato, e a melhor defesa.

Campeão em 2011, o alvinegro teve a melhor defesa, mas ficou apenas em oitavo em número de gols feitos. A falta de eficiência ofensiva também foi vista no rebaixamento, em 2007, quando a equipe foi a segunda que menos marcou no campeonato – o setor de marcação era o oitavo melhor. No resumo do Brasileiro de pontos corridos, o Corinthians tem uma média de 1,31 gol feito, contra 1,15 gol tomado.

Em 2014, de novo, o técnico Mano Menezes prioriza a armação de sua defesa. Seu meio de campo tem dois volantes, Guilherme e Ralf, que protegem os dois zagueiros sólidos, Cléber e Gil. As boas atuações de Cássio têm ajudado a manter o time sem ser vazado há 641 minutos, com mostrou PVC em seu blog. Enquanto isso, os armadores, Petros e Jádson, não têm se destacado, nem os atacantes Guerrero e Romarinho.

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.