Topo

Rodrigo Mattos

Para Copa no Brasil, Felipão chama atletas que pouco jogaram no país

rodrigomattos

07/05/2014 13h46

A maioria dos jogadores da seleção brasileira chamados pelo técnico Luiz Felipe Scolari pouco atuou em gramados no país, justamente o local onde será realizada a Copa-2014. Do grupo de 23 atletas convocados, 12 saíram para o exterior com menos de 21 anos e quase não jogaram em clubes nacionais antes de suas transferências.

A lista de jogadores expatriados ainda jovens inclui Daniel Alves, Marcelo, Maxwell, David Luiz, Dante, Thiago Silva, Luiz Gustavo, Fernandinho, Oscar, Willian, Hulk e Bernard. Apesar de ter saído já com 21 anos, Neymar, grande estrela da seleção, já tinha atuado bastante no Brasil porque começou muito cedo.

Essa característica do grupo é uma consequência da nova realidade do futebol mundial. Cada vez os atletas têm deixado os seus países mais jovens para ir para o exterior.

Assim, há vários jogadores da seleção que só foram conhecidos pelos torcedores ao atuar pelo time nacional, casos de David Luiz, Dante, Hulk, Maxwell, entre outros.

Mesmo atletas que saíram de clubes grandes, como o meia Willian revelado pelo Corinthians, tiveram trajetórias curtas nas equipes nacionais. Outro caso é de Daniel Alves, que mal foi revelado pelo Bahia, e já se transferiu para o Sevilla.

O zagueiro Thiago Silva é uma exceção deste grupo porque foi para a Europa com 21 anos e retornou depois para o Fluminense, onde atuou durante quase dois antes antes de ir para o Milan. Mas, ainda assim, sua carreira foi construída majoritariamente fora do país.

No total, são apenas quatro jogadores que estão em times brasileiros no momento, Fred, Jô, Jefferson e Victor. Ou seja, é um número um pouco maior do que em 2010 quando Gilberto Silva, Kleberson e Robinho eram os atletas que atuavam no país. A questão é o tempo de permanência no país.

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.