Topo

Rodrigo Mattos

Norma federal dá novo nome à casa corintiana em placas: Estádio Itaquera

rodrigomattos

09/05/2014 06h00

A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) mudou o nome da arena corintiana e adotou Estádio Itaquera nas placas de sinalização da Fifa e nas da cidade próximas ao estádio. Motivo: atender uma norma federal que prevê que sejam usados os topônimos, nomes geográficos, para os estádios para a Copa-2014. Mas isso contraria a diretoria Corinthians que fica irritada quando o nome do bairro é usado em vez do oficial.

Já foram instaladas três placas da Fifa na Radial Leste, todas com a denominação "Estádio Itaquera" e "Itaquera Stadium". Outra sinalização de local turístico da cidade também adota esse nome. Mas o clube e a Fifa o chamam de "Arena Corinthians".

foto-20

Questionada pelo blog, a CET explicou que seguiu a resolução do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) de número 407, que trata da sinalização das cidades para a Copa-2014. "De acordo com a publicação, a sinalização de orientação e destino específicos devem obedecer os topônimos oficiais da cidade e, portanto, a sinalização implantada está correta", informou a assessoria da CET.

No texto, não há obrigação de usar a referência geográfica. Mas a orientação usa uma placa de exemplo do Maracanã, cujo nome usa a referência do bairro.

A diretoria do clube alvinegro luta contra o nome "Estádio Itaquera" e "Itaquerão" porque entende que isso vai prejudicá-la na hora de vender os naming rigths da arena. Por isso, sempre cobra que seja usado o nome "Arena Corinthians".

foto-21

Para contrariedade dos alvinegros, o nome "Estádio Itaquera" será espalhado por 450 placas nas vias Radial Leste, Av. Jacu Pêssego/Nova Trabalhadores, Av. Calim Eid e Av. José Pinheiro Borges. São as sinalizações tradicionais em verde que serão revitalizadas pela companhia de tráfego para indicar a arena.

Mas não para por ai. Por orientação da Fifa, haverá placas com o padrão da entidade e logo da Copa por todas as principais vias da cidade, Marginal Pinheiros e Marginal Tietê, com a indicação do caminho para o local da abertura e do aeroporto. Sempre com a utilização do nome "Estádio Itaquera". Ou seja, é assim que todos os estrangeiros vão conhecer a casa do clube alvinegro.

Na prefeitura de São Paulo, há uma preocupação de confusão para os turistas. Isso porque, nos ingressos, deve aparecer o nome oficial: Arena Corinthians, ou Arena São Paulo. Desta forma, os turistas terão as placas e seus bilhetes com nomes diferentes, o que pode causar desentendimentos. Mas está descartada uma mudança na sinalização. Por toda a cidade, será Estádio Itaquera.

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.