Topo

Rodrigo Mattos

Empresa de sobrinho de Blatter ganha isenção fiscal para Copa

rodrigomattos

15/05/2014 06h00

Empresas do grupo Infront Sports & Media ganharam isenção fiscal de impostos do governo federal em seus trabalhos relacionados ao Mundial-2014. O presidente da holding é Philippe Blatter, sobrinho do presidente da Fifa, Joseph Blatter. O benefício é fruto da Lei Geral da Copa para atender parceiros da entidade.

No final de abril, a Receita Federal concedeu a isenção de impostos para a Infront Hospitality Management, uma subsidiária brasileira da matriz europeia. Sua função será cuidar de determinados serviços de hospitalidade do Mundial.

Antes, as empresas HBS Brasil e HBS 2014 Ltda, também pertencentes ao grupo, tinham obtido benefício fiscal. Essas companhias serão responsáveis pelos serviços de filmagens do Mundial. Outra vantagem que desfrutam é dinheiro público para montar parte da infraestrutura que necessitam na Copa. Além disso, a Infront ainda é acionista minoritária (5%) no grupo Match Hospitality, que cuida da hospitalidade do Mundial.

O blog questionou a Fifa se houve um pedido da entidade para isenção fiscal da empresa. A resposta veio da assessoria da própria Infront:

"Isso (a isenção) se refere a Infront Hospitality Ltda, uma subsidiária brasileira da Infront Hospitality Management AG, com sede na Suíça, e é procedimento comum para grandes fornecedores de serviços da Copa da Fifa", informou. A assessoria ressalvou que as empresas HBS são subsidiárias diferentes, embora pertençam ao mesmo grupo Infront.

A Receita Federal informou que não comenta sobre dados individuais de uma companhia. Também não respondeu qual o tamanho dos benefícios fiscais para a Copa. A última estimativa é de que seja dado um total de R$ 559 milhões em isenções no Mundial.

Questionado pelo blog sobre a ajuda aos parceiros da Fifa, o coordenador-geral de tributação da Receita, Fernando Mombelli, reforçou que as isenções fazem parte do compromisso do país com a entidade. "O que foi assinado anteriormente, depois foi transformado em lei dentro do sistema jurídico brasileiro", contou.

Ele admitiu que, no ano de 2014, deve aumentar o número de benefícios fiscais dados pelo governo. "Antes e durante a Copa cresce porque é o período em que haverá mais serviços", analisou. Já são 47 empresas, pessoas físicas ou entidades desportivas que receberam benefício fiscal até agora na lista da Receita Federal.

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.