Topo

Rodrigo Mattos

Governo criará bunker da Fifa em São Paulo para afastar protestos

rodrigomattos

04/06/2014 06h00

Com sede em São Paulo, o congresso da Fifa vai transformar um centro de convenções em um verdadeiro bunker para evitar a aproximação de protestos. A ordem das autoridades públicas é tratar o evento com o mesmo status de proteção do Itaquerão, estádio da Copa-2014.

A realização do congresso ocorre nos dias 10 e 11 no Transamerica Expo, na Marginal Pinheiros. Seu objetivo é discutir questões políticas e administrativas da entidade – espera-se que o presidente Joseph Blatter anuncie sua candidatura à reeleição para 2015.

Assim como ocorre com os estádios, haverá barreiras para impedir a aproximação de manifestantes do centro de convenções. Quanto mais violento o protesto, mais longe será mantido do hotel.

"O conceito é: as instituições trabalham no sentido de que há direito a manifestação, mas não pode impedir o trânsito pacífico, o direito de ir e vir dos outros. Se houver manifestação próxima, será monitorada. E haverá métodos de contenção", explicou o coordenador do Centro Integrado de Comando e Controle de São Paulo, Guilherme Almeida, que é delegado da Polícia Federal. "Vamos avaliar o risco. E, dependendo, aumentamos o perímetro de exclusividade."

A Sesge (Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos) informou que forças das polícias militar, civil, federal, rodoviária, entre outros órgãos, estarão envolvidas no bloqueio para o congresso. O número de homens mobilizados ainda não está definido, mas o esquema é descrito como "segurança reforçada". A distância das barreiras para o centro de convenções não é informada para sigilo da operaçãon.

A Fifa informou que não houve nenhum pedido especial de segurança para o congresso, seguindo procedimentos de eventos anteriores. Mas, na Africa do Sul, não havia bloqueios e barreiras afastadas em volta do congresso, apenas a proibição de entrar no hotel. Em eventos em Zurique, até protestos próximos à entrada dos cartolas foram permitidos.

Os cartolas da cúpula da Fifa, Joseph Blatter e Jérôme Valcke, manterão o esquema de segurança de chefes de estado a que têm direito para ir e vir do hotel onde estão hospedados, próximo ao centro de convenções. Outros dirigentes de confederações terão proteção privada, segundo o governo.

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.