Topo

Rodrigo Mattos

Instalações da Fifa danificam mármore do Itaquerão

rodrigomattos

05/06/2014 06h00

As instalações da Fifa provocaram danos no mármore do Itaquerão em alguns setores. Isso tem causado irritação entre os responsáveis pela arena, que reclamam da falta de cuidado com o estádio pelos fornecedores de estruturas provisórias.

O Corinthians disse que vigia de perto todo o uso da arena e promete pedir consertos ou ressarcimentos no caso de prejuízos. O COL (Comitê Organizador Local) e a Fifa afirmaram que vão reparar tudo que for modificado em relação ao inventário feito na ocupação do estádio.

O relato de responsáveis pelo Itaquerão é que os fornecedores das instalações provisórias não têm cuidado com paredes, batentes de portas e mármores. Assim, passam com grandes pesos direto no chão, o que causa rachaduras e danos.

Após os relatos, o blog esteve duas vezes no estádio e constatou os prejuízos ao mármore. E os maiores danos são em escadarias com esse material no prédio oeste, em locais onde os torcedores não têm acesso. Segundo um dos funcionários da arena, há o mesmo problema nas escadarias para os Vips. Mas o COL não deixou a reportagem ter acesso ao local.

Do lado leste, justamente onde houve maior presença da torcida, também há pequenas lascas, mas em número bem menor. Ali também há transporte de material da Fifa. Os principais problemas são restos de adesivos, marcações e arranhões feitos por fornecedores da entidade, difíceis de tirar segundo responsáveis pelo estádio.

O blog ouviu de um outro executivo de arena da Copa-2014 reclamações similares sobre a ocupação da Fifa. Segundo esse executivo, parceiros da federação internacional querem derrubar paredes sem autorização, deixam marcas em todos os pontos, entre outros problemas.

No caso do Itaquerão, as responsabilidades por danos terão que ser apuradas. Foi o Corinthians quem contratou a empresa que faz as instalações provisórias. Mas há parceiros da Fifa que também trabalham no local em estruturas de hospitalidade e patrocinadores.

Foi feito um check-list com todas as condições do estádio, com fotos, para análise posterior. "O Corinthians tem uma equipe que (…) está a verificar o andamento das obras provisórias/complementares e registrar todas as ocorrências diárias. Eventuais reparos necessários serão direcionados aos responsáveis", informou a assessoria do clube.

"Ao final do período exclusivo, a situação das instalações é reavaliada. Todos os fornecedores da Fifa e do COL são monitorados e os danos causados serão reparados", afirmou a assessoria do COL. "No entanto, cabe ressaltar que no caso específico da Arena São Paulo, o volume de trabalho e cargas movimentadas dentro do estádio até o momento são de responsabilidade da empresa que realiza a montagem das estruturas complementares, e não da Fifa e do COL."

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.