Topo

Rodrigo Mattos

Copa tem 76% dos jogadores que atuam na Europa

rodrigomattos

08/06/2014 16h16

O domínio da Europa no futebol mundial é confirmado pelo número significativo de jogadores da Copa-2014 que atuam no continente. De cada quatro atletas, três jogam em clubes europeus. É o que mostra uma estatística da Fifa sobre o perfil dos participantes da competição.

Os números da federação internacional apontam que 76% dos jogadores estão em times europeus. Entre os clubes, o Bayern de Munique, com 15 atletas, lidera em número de cedidos às seleções.

Em relação aos campeonatos nacionais, a Inglaterra é a mais forte, com um total de 114 jogadores de seus clubes no Mundial, o que significa 15,5% do total. A liga alemã vem em seguida com 81 atletas, com a Itália em terceiro, com 78. No caso do Braisl, são apenas 11 jogadores.

Para se ter uma ideia do domínio inglês, 28 clubes do país cederam atletas para a Copa, segundo a Fifa. Não à toa. A Inglaterra tem em seu time nacional 22 jogadores que atuam no país, com uma exceção de um jogador do Celtic. Fica atrás apenas da Rússia, país onde todos os integrantes da seleção jogam no país.

Como termo de comparação, o Brasil tem quatro atletas de sua seleção que estão ainda no país. São Fred, Jô, Victor e Jefferson. É um número pelo menos superior à Bósnia Herzegovina, Costa do Marfim, Gana e Uruguai, que têm apenas um representante no próprio solo.

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.