Topo

Rodrigo Mattos

'Messi pode ter 80 jogos por ano. É sobrecarga', diz médico da Fifa

rodrigomattos

09/06/2014 06h00

O presidente da Fifa, Joseph Blatter, culpou a longa temporada pela série de lesões anteriores à Copa-2014 que deixaram estrelas fora da competição. Sua opinião é baseada no trabalho do comitê médico da entidade, chefiado pelo belga Michel D'Hooghe. Para ele, os jogadores de elite sofrem uma sobrecarga de jogos que deveria ser reduzida.

Até agora, atletas como o alemão Reus, o francês Ribery, o italiano Montolivo, o mexicano Luis Montes, entre outros, foram cortados por conta de lesões. Já o melhor do mundo Cristiano Ronaldo sofre como uma contusão na preparação para o Mundial. A Fifa ainda não sabe se cresceu o número de problemas, mas culpa o desgaste pelo desfalques.

"Joga-se hoje muito mais do que antes. Hoje, um jogador como Messi pode ir a 80 jogos em uma temporada. Isso afeta as cartilagens dos atletas. São lesões de meniscos e ligamentos. Futebol provoca uma sobrecarga nos jogadores", observou D'Hooghe, que também é membro do Comitê Executivo da Fifa.

Segundo o belga, pelos estudos da Fifa, o ideal seria que os atletas atuassem em torno de 50 vezes por ano, aproximadamente uma vez por semana. Mas é difícil estabelecer limites porque há outros interesses em jogo. "A questão é econômica e não de saúde", atacou D'Hooghe.

Levantamento da Fifa mostra que 76% dos jogadores do Mundial atuam na Europa. O secretário-geral da UEFA (Federação europeia), Gianni Infantino, entende que não há excesso de partidas no continente. Para ele, as contusões são causadas por partidas disputadas de forma mais intensa.

Para minimizar o desgaste, o chefe dos médicos da Fifa pede que seja respeitado o período de descanso dos jogadores antes do Mundial. Para o D'Hooghe, desta forma, eles estarão recuperados para a competição.

Ele lembrou que o Mundial do Japão/Coréia do Sul foi chamado de "Copa da fadiga" pelo ex-jogador Beckenbauer. E, na ocasião, o período de descanso foi o suficiente para recuperar a maior parte dos jogadores. Lembre-se: Zidane não atuou com inteiras condições físicas naquela edição.

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.