Topo

Rodrigo Mattos

Fifa é chata? Itaquerão não atenderia regras da Liga dos Campeões

rodrigomattos

10/06/2014 06h00

Houve reclamações de donos de estádios sobre a quantidade de exigências feitas para a Copa-2014. Mas a verdade é que o "padrão Fifa"  tornou-se bastante flexível no Brasil a ponto de aceitar o Itaquerão "no último minuto". Como termo de comparação, as regras da UEFA (Federação Europeia de Futebol) não permitiriam o que ocorreu na arena corintiana.

A três dias da abertura do Mundial, o Itaquerão tinha trabalho intenso nesta segunda-feira após o atraso nas obras. Móveis eram carregados para os setores Vips, caminhões levavam guindastes, havia tapumes por todos os lados, e ainda faltava água em determinados banheiros, entre outros pontos. O acabamento das instalações provisórias era tosco, para dizer o mínimo, por causa da correria para acabá-las.

Dirigentes da Fifa ouvidos pelo blog deixaram claro que haverá itens que só poderão ser concluídos na quarta-feira como a instalação de overlays e outros itens de  marketing. Esses cartolas tentam minimizar ao afirmar que é assim em todo Mundial.

Pois não é assim nas competições organizadas pela UEFA. O blog ouviu o secretário-geral da entidade, Giani Infantino, sobre o padrão adotado pela entidade na Liga dos Campeões e na Euro, principais campeonatos sob sua responsabilidade.

"Normalmente, temos que ter os estádios prontos, com todos os overlays, tudo, de duas a três semanas antes da final da Liga dos Campeões", afirmou Infantino, que descartou preparativos nos últimos dias. Lembre-se: a decisão europeia tem repercussão mundial como a Copa.

A conclusão do estádio, então, tem que ser bem anterior. No caso da final da liga, só são escolhidos os que estão prontos. Para a Euro, a ideia é receber as arenas com antecedência similar a pedida pela Fifa para a Copa-2014, o que não foi atendido no Brasil.

"Para Euro, queremos os estádios construídos dois anos antes. Para a França, talvez, não tenhamos isso. Mas precisamos de pelo menos um ano para poder fazer os eventos-teste. Não dá para fazer sem evento-teste", observou Infantino. Questionado sobre a falta de teste no Itaquerão, ele apenas riu.

O secretário-geral da UEFA admitiu que é bastante exigente nas suas demandas. A tal ponto de reconhecer que todos os que trabalham com a entidade sofrem com as críticas.

Há uma equipe entre 400 e 500 pessoas na UEFA para organização de partidas e campeonatos.  Técnicos chegam dias antes de cada jogo para conferir procedimentos mesmo em partidas qualificatórias da Liga dos Campeões. Seguem um protocolo determinado que costuma durar três dias. Mais tempo do que o Itaquerão tem até a abertura.

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.