Topo

Rodrigo Mattos

Cartolas da Fifa têm farra de ingressos para a abertura

rodrigomattos

12/06/2014 06h00

Ao final do congresso da Fifa, há um aviso para os cartolas das 209 federações nacionais: os horários de saídas de ônibus de cada hotel para levá-los ao jogo de abertura da Copa, no Itaquerão. Todos têm vários bilhetes garantidos para o jogo.

Esses dirigentes, que são eleitores do presidente Joseph Blatter, ficam em lugares Vips: são 1.364. Não é onde estarão os chefes-de-estado e a cúpula da entidade, composta pelo comitê executivo. Esses são Vvips.

Mas não para por ai. Outra carga de 6.600 é destinada ao COL (Comitê Organizador Local) e à comunidade do futebol como times não classificados e participantes do congresso de 209 associações.

Detalhe é que cada federação não vem com apenas um presidente para representá-la. Durante a semana em que esteve em hotéis da Fifa, o blog viu delegações bem grandes de cartolas de um mesmo país. 

E uma cena impressionou. Um dirigente da Conmebol esqueceu um envelope na sala do congresso da entidade após seu encerramento. Um jornalista a recuperou e devolveu. Dentro: um maço cheio de bilhetes de categoria 1, a mais cara, do jogo de abertura.

Não foi o único envelope recheado de ingressos nos hotéis da Fifa. Uma mulher, que recolhia bilhetes para outras pessoas, também tinha um envelope com bilhetes de categoria 1 no Hotel Hyatt, onde está hospedado Blatter. Enquanto isso, as chances para o público em geral foram pequenas.

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.