Topo

Rodrigo Mattos

Organizadas rompem regra da Fifa com faixas grandes no Itaquerão

rodrigomattos

13/06/2014 06h00

post marrinha

Crédito: Rodrigo Mattos/UOL

As organizadas do Corinthians quebraram as regras da Fifa para torcedores e estenderam suas grandes faixas na abertura da Copa-2014. Não foi a única violação visto que enorme camisa brasileira com uma marca foi aberta em outro setor. Nenhum funcionário do COL (Comitê Organizador Local) ou da Fifa reprimiu as iniciativas.

A Gaviões da Fiel, a Camisa 12 e a Pavilhão 9 estenderam cartazes que tinham entre 8 e 12 metros de extensão, com larguras em torno de três metros. Todas apareceram na arquibancada do setor norte superior, próximo de onde ficam as organizadas nos jogos do Corinthians – normalmente, elas ficam nas inferiores.

As regras da Fifa para torcedores estabelecem que o tamanho máximo para bandeiras deve ser de 2 m a 1,5 m. Normalmente, a Fifa verifica isso na entrada do estádio. Todas as outras bandeiras, como as de torcida croata, ou outros países eram menores ou próximas dimensão.

As faixas das organizadas corintianas ficaram estendidas durante todo o jogo e tapavam os adesivos da Fifa naquele setor. Nas outras áreas, era possível ver os adesivos da federação internacional.

Além das organizadas, um grupo da arquibancada inferior leste também estendeu uma camisa da "Torcida Castilho", antes e depois do jogo. Também não sofreu repressão. Neste caso, poderia ser até marketing de emboscada.

 

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.