Topo

Rodrigo Mattos

Cartola espanhol culpa Liga dos campeões por massacre holandês

rodrigomattos

18/06/2014 12h00

A final da Liga dos Campeões foi uma das causas da goleada sofrida pela Espanha para a Holanda. Pelo menos foi essa a explicação do diretor técnico da Real Federação Espanhola de Futebol, Ginés Meléndez Sotos. Por isso, ele prevê melhor desempenho, nesta quarta-feira, diante do Chile.

A decisão do campeonato europeu foi disputada entre Real Madri e Atlético de Madri, ambos os times espanhóis que têm jogadores na seleção. Essa é a única partida que a Fifa trata como exceção no período de recesso para a Copa-2014. Resultado: a Espanha recebeu seus atletas depois dos rivais.

"São quatro titulares (desses times). Não houve tempo para fazer treinamentos táticos", explicou Sotos ao blog. Sua referência é a Sergio Ramos, Casillas, Xabi Alonso e Diego Costa. "A partida foi bastante intensa e causou desgaste nos atletas."

Diego Costa saiu contundido desse jogo. Já Xabi Alonso não atuou porque estava suspenso. A final ocorreu no dia 24 de maio, 20 dias antes da estreia da Espanha no Mundial. Outros times também perderam atletas por um período, mas os espanhóis foram os mais prejudicados.

Sotos conhece bem o elenco espanhol. Foi treinador da categoria de base de 22 dos 23 atletas. Depois, assumiu o cargo de diretor técnico e coordenador dos times nacionais na federação espanhola.

Na terça-feira, questionado sobre o tema, o meia Iniesta também admitiu um efeito da Liga dos Campeoões no time espanhol. "Mas isso ocorre sempre e sempre temos que lidar com isso", ressaltou. Segundo ele, a preparação da equipe foi boa.

As palavras de Sotos podem soar como choro, mas, por ironia, o técnico holandês Louis Van Gaal também temia a falta de tempo para treinar se o Bayern de Munique fosse até a final da Liga dos Campeões. Isso porque o time tem jogadores holandeses importantes como Robben. Por coincidência, acabou beneficiado.

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.