Criticada, Fifa faz de Suárez um exemplo e prevê penas mais duras
O banimento do uruguaio Luis Suárez por mordida a Chiellini da Copa-2014 foi realizado em julgamento feito como uma caixa-preta e gerou questionamentos sobre os critérios do Comitê Disciplinar da Fifa. Mas cartolas da cúpula da entidade referendam a decisão e um deles vê o jogador como exemplo. Tanto que prevê penas mais duras a partir de agora.
A federação internacional sequer divulgou quem foram os membros do comitê que julgaram Suárez, já que não são todos os 19 que participam das decisões. O blog apurou que foram apenas cinco juízes, e todos de países periféricos do mundo do futebol.
Além do presidente do comitê Claudio Sulser – suíço e amigo do presidente da Fifa, Joseph Blatter -, houve representantes do Paquistão, do Panamá e de Cingapura, um nome não foi descoberto. Isso causou revolta na Federação do Uruguai pela falta de tradição. "Tiraram o Suárez, só espero que não tirem o Uruguai da Copa", atacou Wilmar Valdez, presidente da entidade.
Mas cartolas da cúpula da Fifa defendem os critérios usados pelo comitê. Entendem que a punição ao uruguaio não pode ser comparada a agressões como cabeçadas e cotoveladas.
"Aquela época do Zidane, o futebol era bem diferente. E uma mordida é bem pior do que uma cabeçada, cotovelada, que são coisas do jogo", explicou o membro do Comitê Executivo da Fifa Rafael Salguero. "Agora, o comitê disciplinar não poderá ser mais brando. Terá que ser duro com todos."
Questionado sobre o assunto, Marco Polo Del Nero, outro membro do comitê, referendou: "As decisões do comitê têm que ser respeitadas", disse ele, também rechaçando comparação com cotoveladas.
Questionado sobre o assunto, Julio Grondona, vice-presidente da Fifa, disse que ainda não tivera tempo de ler todo o relatório sobre Suárez. Mas não houve quem condenasse a decisão.
"Se não punisse agora, qual exemplo que daríamos para as crianças? Tem que punir qualquer um, até Messi. Não é uma questão com sul-americanos", defendeu Rafael Salguero.
Suárez foi enquadrado no artigo 48 do Código Disciplinar que trata de agressão, citando cotovelada, socos e chutes. Não é mencionada uma possível mordida. Mas foi o recado que a Fifa deu para todos os jogadores.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.